Escrito por José Borlido

2024 02 03 87.º CC Homens 4O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade, realizou entre os dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro 87º. Cursilho de Cristandade de Homens da Diocese de Viana do Castelo.

A sessão de encerramento realizou-se no passado dia 03de fevereiro no Auditório de Centro Paulo VI presidida pelo nosso Bispo D. João Lavrador, reunindo algumas centenas de Cursilhistas, oriundos dos vários dos vários Arciprestados da Diocese.

Escrito por José Borlido

2023 12 04 Dr. Paulo Ferreira 2Realizou-se no dia 04 de dezembro de 2023,pelas 21,15horas, no Centro Pastoral Paulo VI em Darque, a 3ª. Sessão de Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, do Ano Pastoral 2023/2024, em que foi palestrante o Dr. Paulo Ferreira.

O Conferencista, iniciou a sua intervenção rezando o Salmo 1, o Salmo do Caminho, realçando o versículo (2) “…antes põe o seu enlevo na lei do Senhor e nela medita dia e noite”. Referindo que em Igreja fazemos caminho e que estamos em Igreja sinodal e o caminho da sinodalidade, é o caminho que Deus espera da Igreja. Para o Papa Francisco, a sinodalidade “é a dimensão constitutiva da Igreja” e representa um estilo eclesial.

Escrito por José Borlido

2023 Dia de Espiritualidade 3O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade realizou no passado dia 17 de dezembro de 2023, no Centro Paulo VI, entre as 9,30h e as 16,30h o “Dia de Espiritualidade”, em que foi palestrante o Padre Ricardo Nuno Carolino Lameira, da Diocese de Évora, Director Espiritual Nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade e Director Espiritual do Secretariado Diocesano dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Évora.

Em III Domingo do Avento e com o Natal de Jesus tão próximo, o Padre Ricardo Lameira, escolheu como tema para do “Dia de Espiritualidade” “Como são sublimes e ternas as lições do Presépio”, baseado nos apontamentos D. Manuel Mendes da Conceição Santos.

Escrito por José Borlido

2023 11 13 P. Christopher 1Realizou-se no passado dia 13 de novembro pelas 21,15horas, no Centro Pastoral Paulo VI em Darque, a 2ª. Sessão de Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, do Ano Pastoral 2023/2024, em que foi palestrante o Padre Christopher de Sousa Pároco de Santa Marta de Portuzelo e a jovem Maria Luís, da Equipa Diocesana da Pastoral Juvenil, que, em conjunto apresentaram o tema: “Alegria da Fé, no caminhar dos Jovens, hoje”.