Escrito por José Borlido

Downloads 00002O Movimento Diocesano dos Cusilhos de Cristandade, realizou no passado dia 3 de dezembro, no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI em Darque, o “Dia de Espiritualidade, que contou com a presença de dezenas de Cursilhistas, vindos dos Vários Arciprestados da nossa Diocese.

Foi palestrante o reverendo Padre Renato Filipe da Silva Oliveira, formador do Seminário Diocesano e Diretor do Jornal Notícia de Viana.

Escrito por José Borlido

ultreia regional v p ancora 6Realizou-se no passado dia 20 de outubro, pelas 21,30 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Bonança em Vila Praia de Ancora a Ultreia Regional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, para os Arciprestados de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.

A Ultreia teve como Reitora a Cursilhista de Vila Praia de Ancora, Maria Marinha Gomes da Costa e foi Rolhista o Cursilhista de Vila Praia de Ancora, Dinis Carrelo, contando com a presença do Padre Valdemar Pereira dos Santos, Pároco de Vila Praia de Ancora, Padre Manuel José Torres Lima, Assistente Diocesano do MCC e Conceição Ponte, Presidente do Secretariado e grande numero de Cursilhistas vindos dos vários Arciprestado da Diocese e particularmente dos Arciprestados a que a Ultreia se destinava, acima referenciados.

Escrito por José Borlido

Image00002Realizou-se passado dia 13 de Novembro a 2ª. Sessão de Escola, com o tema: “Antecedente da criação da Diocese de Viana do Castelo”, destinada a todos os Cursilhistas, em que foi palestrante o reverendo Padre Manuel António Moreira, Pároco de S. Salvador da Torre e Vila Mou do Arciprestado de Viana do Castelo.

Com a sua formação em História e com livros publicados, cuja primeira obra foi publicada em 1959, com o título “História e antecedente da Diocese de Viana do Castelo/Raízes, o padre Manuel Moreira começou por referir que a Diocese foi criada no sentido de desenvolver o povo de Deus. Foi o Beato Paulo VI que definiu os vários aspectos constitutivos da Diocese, definindo o seu território, que é coincidente com o Distrito de Viana do Castelo.

Escrito por José Borlido

Ultreia Castelo do Neiva 1Teve lugar no passado dia 14 de outubro, pelas 21,00 horas, no Salão Paroquial de Castelo, Viana do Castelo, a Ultreia Regional para o Arciprestado de Viana do Castelo.

Estiveram presentes o Padre Xavier Amado Fernandes, Pároco de Castelo do Neiva, Padre Manuel José Torres Lima, Assistente Diocesano do MCC, Conceição Ponte, Presidente do Secretariado e o Reitor da Ultreia, o Cursilhista, Orlando Manuel de Sá Meira, Delegado do MCC em Castelo do Neiva, que constituíram a mesa da Ultreia e elevado número de Cursilhistas de Castelo do Neiva e de outras paróquias, particularmente do arciprestado de Viana do Castelo.