Escrito por José Borlido

2020 03 02 00002A 9ª. Sessão de Escola do MCC, realizou-se no dia 2 de março e teve como conferencista o Padre Bruno Gonçalves, que abordou o tema: “Não vim chamar os justos, mas sim os pecadores” (Mc.2,17b) - Acolher à maneira de Jesus

O Padre Bruno começou por realçar a misericórdia de Jesus sobre o ser humano, sintetizada na passagem do Evangelho em que o Senhor diz: “Não foram os justos que Eu vim chamar, mas os pecadores” O amor misericordioso e gratuito que brota em Jesus e a misericórdia que aproxima e acolhe os pecadores reconciliados com Deus. Perdoar, acolher é sinal de fortaleza e mostra a vontade de restaurar o pecado.

Escrito por José Borlido

2020 02 03   escola padre daniel 3A 7ª. Sessão de Escola do MCC, realizou-se no dia 03 de fevereiro, em que foi conferencista o Padre Daniel Rodrigues, que abordou o tema: Acolhimento e Comunhão Eclesial – Paróquia e Movimentos.

O Conferencista começou por vincar uma passagem do Evangelho em que o Senhor diz: “Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores”.

Amor gratuito que brota em Jesus, em cuja misericórdia é superior à lei, perdoar e acolher é sinal de fortaleza, mostra a vontade de retribuir ao pecador a oportunidade de restaurar o pecado.

A misericórdia aproxima e acolhe os pecadores com Deus. A verdadeira Igreja é composta por muitos pecadores; nada mais sagrado no Evangelho do que a Misericórdia.

Escrito por José Borlido

A 8ª. Sessão de Escola do MCC, realizou-se no dia 17 de fevereiro de 2020, sendo conferencista a Presidente do Secretariado do MCC; Maria da Conceição Carvalhido da Ponte que apresentou o tema: O MCC na sua relação com os ambientes.

A Conferencista começou por fazer uma retrospetiva sobre os cursilhos de cristandade e da sua própria dificuldade em responder à mais tempo ao convite do Senhor para fazer a maravilhosa experiencia de um Cursilho de Cristandade.

Salientou que a essência dos Cursilhos é Jesus Cristo, referindo que a evolução da MCC ao longo dos tempos, acompanhou a evolução da Própria Igreja e da sociedade, salientando que o carisma do MCC é atual, não está em desuso e é reconhecido pela Igreja, através dos Papas como S. João Paulo II que numa Ultreia Europeia referiu: mantende-vos sempre fiéis ao vosso carisma.

Escrito por José Borlido

2020 03 14Realizou-se entre os dias 11 e 14 de março o 80º. Cursilho de Cristandade de Senhoras da nossa Diocese, em que fizeram o Cursilhos 11 Senhoras, vindas dos Arciprestados de Caminha, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Espinho/Diocese do Porto.

O Cursilho teve início pelas 19,00horas do dia 11 e realizou-se como habitualmente no Centro Pastoral Paulo VI em Darque.