O Movimento de Cursilhos de Cristandade (M.C.C.) ou Cursilhos de Cristandade são um Movimento da Igreja Católica que, mediante um método próprio, possibilitam a vivência e a convivência do fundamental cristão, ajudam a descobrir e a realizar a vocação pessoal e tornam possível a criação de núcleos de cristãos que vão fermentando de Evangelho os ambientes. (IF. 74). Criado por leigos e orientado para leigos, desde o seu nascimento, em 1944, na Ilha de Palma de Maiorca (Espanha), mostrou-se sempre fiel aos ensinamentos do Magistério. Rapidamente foi reconhecido como fruto da acção do Espírito Santo, em virtude dos bons resultados que se operaram nas pessoas que participaram logo nos primeiros cursilhos. Desde essa altura para cá. Os Cursilhos espalharam-se entusiasticamente por todo o mundo.

Qual é o seu objectivo?

  • Levar à vivência do fundamental cristão: a resposta ao plano de Deus em Graça, seguindo Jesus.
  • Levar à convivência do fundamental cristão em núcleos de comunidades para fermentar os ambientes de evangelho.
  • Ajudar a cada um a descobrir a sua vocação cristã, seus talentos e carismas.

O M.C.C. é um movimento da Igreja: caminha com a Igreja universal, nacional e diocesana no tempo e no espaço e, por isso, está comprometido com suas opções pastorais.

Tem um método próprio: querigmático, vivencial, testemunhal, que o caracteriza e se aplica aos seus três tempos, isto é, ao pré-cursilho, ao cursilho e ao pós-cursilho,não se podendo prescindir de nenhum dos seus tempos:

  1. CURSILHO: três dias intensos de vivência cristã; encontro com si mesmo, com os irmãos, com a comunidade e o mundo e com Cristo.
  2. PRÉ-CURSILHO: seleccionar ambiente(s) a ser evangelizado e correspondentes líderes do(s) mesmo(s) (“vértebras”)
    • No desenrolar do Cursilho, além da vivência valoriza-se o trabalho em grupo e o espírito de colaboração.
    • Cada equipa tem um(a) reitor(a), oito dirigentes que apresentam rolho e um ou dois novos (aqui depende), um director espiritual e mais dois sacerdotes.
    • Os temas (rolhos) são: Ideal, Graça, Leigo na Igreja, Fé, Piedade, Estudo, Sacramentos, Acção, Obstáculos, Dirigentes, Estudo do Ambiente e Comunidade cristã.
  3. PÓS-CURSILHO: o M.C.C. oferece aos leigos meios para cumprirem aquilo que a Igreja lhes exige, como a vocação à santidade, evangelização e participação na comunidade. Estão neste caso a Escola de Dirigentes, as Reuniões de Grupo e Ultreias, etc.