Escrito por José Borlido

reuniaonucleonorteabril2017aTeve lugar no passado dia 1 de Abril no Centro Pastoral Paulo VI em Darque, a Reunião do Núcleo Norte dos secretariados dos Cursilhos de Cristandade em que estiveram presente os Secretariados das Dioceses de Aveiro, Bragança, Lamego, Porto, Viseu, e Viana do Castelo; num total de 37 participantes.

Escrito por José Borlido

encontro reflexao fatima 2O Secretariado do MCC e alguns Reitores e Reitoras do MCC da nossa Diocese, deslocaram-se a Fátima no passado dia 17 de Setembro, para estarem presentes no “Encontro de Reflexão” para Sacerdotes e Reitores, que teve lugar no Hotel Santo Amaro em Fátima, organizado pelo Secretariado Nacional do MCC.

Escrito por Entrevista de Renato Oliveira
UM CURSILHO É ALGO QUE SE VIVE, QUE SE SENTE, MAS NÃO SE CONSEGUE EXPLICAR
ConceicaoPonte1Maria da Conceição Carvalhido da Ponte, natural da Meadela, Viana do Castelo, Educadora de Infância de Profissão, é Cursihista deste 1998. Atualmente, é a Responsável Diocesana do Movimento dos Cursilhos de Cristandade. A propósito do Cursilho de Senhoras que decorreu na última semana, no Centro Pastoral Paulo VI, esteve à conversa com o Notícias de Viana sobre este movimento.

Há cristãos que, ouvindo falar nos Cursilhos de Cristandade, possivelmente não sabem exatamente o que isso significa. Que movimento é este?

Os Cursilhos de Cristandade são um movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência e a convivência do fundamental cristão, ajuda a descobrir e a realizar a vocação pessoal e torna possível a criação de núcleos de cristãos que vão fermentando de Evangelho os ambientes (na família, na profissão, na política, nos vários ambientes sociais). É um movimento evangelizador que tem um método próprio de atuar, o mesmo quer dizer, um procedimento que, empregando adequadamente determinados recursos e meios, lhe possibilita realizar a sua missão evangelizadora específica. Portanto, o método é o meio concreto pelo qual se desenvolve a estratégia do MCC e que se estrutura em três tempos: Pré-Cursilho, Cursilho e Pós-Cursilho que constituem um todo indivisível. O Pré-Cursilho é a forma organizada de selecionar pessoas e ambientes que necessitam de evangelização e da sua preparação.

Escrito por José Borlido

2016 reuniao delegados 3De acordo com o Calendário de Actividades do MCC teve lugar, no dia 1 de Outubro de 2016 pelas 21,15horas no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI em Darque a Reunião de Delegados, que contou com a presença do nosso Bispo D. Anacleto Oliveira que presidiu à Oração de Laudes e à abertura dos trabalhos, ladeado pelo Diretor Espiritual do MCC Reverendo Padre Torres Lima e pela Presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte.