Escrito por José Borlido

2024 02 03 87.º CC Homens 4O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade, realizou entre os dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro 87º. Cursilho de Cristandade de Homens da Diocese de Viana do Castelo.

A sessão de encerramento realizou-se no passado dia 03de fevereiro no Auditório de Centro Paulo VI presidida pelo nosso Bispo D. João Lavrador, reunindo algumas centenas de Cursilhistas, oriundos dos vários dos vários Arciprestados da Diocese.

A Equipa Sacerdotal, foi constituída pelo Padre Paulo José Norberto Alves, que foi o Director Espiritual e o Padre Nuno Maria Martins dos Reis Santos.

A Equipa Leiga foi constituída por onze Dirigentes do MCC, sendo Reitor «Coordenador» o Dirigente Arménio Marques de Araújo de Outeiro.

A Equipa Leiga foi constituída por onze Dirigentes do MCC, sendo Reitor, o Dirigente Arménio Marques de Araújo de Outeiro.

O Reitor do cursilho, Arménio Marques Araújo, deu início à sessão de encerramento, começando por saudar todos os presentes, convidando-os a fazer desta Clausura, uma festa. Todos fizemos o Cursilho com os novos Cursilhistas de quem recebemos testemunhos maravilhosos, deixou parravas de reconhecimento a todo a equipa Leiga e Sacerdotal, considerando que todos foram maravilhosos o que tornou fácil a coordenação do Cursilho e a terminar deixou um apelo ao empenhamento de todos para que surjam novos candidatos a frequentar um Cursilho.

Seguiram-se os testemunhos dos novos Cursilhistas, os quais de um modo testemunharam que naqueles três encontraram uma nova família, e ter sido uma experiencia maravilhosa, um tempo de partilha e aprofundamento da fé, onde nos encontramos com Cristo, e partimos com o compromisso é levar Cristo para a vida através do testemunho, procurando fazer pelo próximo tudo aquilo que for possível, a começar pela própria família.

Padre Paulo Alves: O Padre Paulo Alves, Director Espiritual do Cursilho, na sua breve intervenção começou por referir que o 4º. Dia do Cursilhista é um tempo de coragem, pois é a coragem que me faz sair de mim, sair do meu estado de sonolência que por vezes nos inunda. A Coragem deve ser o motor do 4º. Dia do Cursilhista. «4º dia significa o resto da vida de cada um».

D. João Evangelista Lavrador: na sua intervenção o nosso Bispo, depois de saudar os novos Cursilhistas, a Equipa Sacerdotal e Equipa Leiga e a Presidente do Movimento Conceição Ponte e todo o Secretariado Diocesano, pelo trabalho árduo para que realiza o Cursilho, referiu: Um Cursilho é um encontro com Cristo Vivo e é pena que outros cristãos não tenham esta experiencia de Cristo. Referindo-se ao Evangelho do V domingo do Tempo Comum, começou por dizer: Onde moras? Perguntaram os Apostolo a Jesus; vinde e vede, respondeu-lhes Jesus. Ao longo dos três anos ides ouvir isto muitas vezes porque este é o lema da Diocese para preparar o Jubileu! Somos comunidade de Discípulos, que tem Jesus Cristo como Mestre. Ser cristão autêntico exige consciência! Não tenhais medo, sedes audazes, Jesus Cristo está convosco, vivei com a comunidade; pertencemos a uma Igreja Missionária, palavras do papa Francisco em Portugal n Jornada Mundial da Juventude; Uma Igreja de todos e para todos! É necessário ir mais longe, sair ao encontro dos que andam mais afastados do amor de Deus. Deixo-vos este apelo – Uma Igreja de Todos e para todos - Jesus Cristo é o único Salvador

Eucaristia de conclusão: A Clausura terminou com a celebração da Eucaristia do V Domingo do Tempo Comum, presidida por D. João Lavrador e concelebrada por seis Sacerdotes.

Na homilia D. João Lavrador, tomando por base as Leituras da Missa, começou por acentuar que devemos privilegiar uma Pastoral de acompanhamento! todos procuram Jesus Cristo e provavelmente a maioria não O conhece! Aqui se encontra a necessidade de acompanhamento, Jesus Cristo compartilha connosco a missão; Eu estarei convosco até ao fim dos tempos: S. Paulo diz-nos: fiz-me tudo para todos! Pastoral de acompanhamento, na vida concreta, onde está o outro, acolhendo, proclamar, curar!

Presentes no encerramento, estiveram igualmente o Assistente Espiritual do MCC Padre Torres Lima e a Presidente do Secretariado Conceição Ponte, que no final do encerramento usou da palavra para agradecer a presença de todos e lembrar a 5ª. Sessão de Escola do MCC, que terá lugar no próximo dia 12 de fevereiro, no Centro Paulo VI, em que será palestrante o Padre Joel Brito.

Fotos deste cursilho e clausura.