Escrito por José Borlido

2023 12 04 Dr. Paulo Ferreira 2Realizou-se no dia 04 de dezembro de 2023,pelas 21,15horas, no Centro Pastoral Paulo VI em Darque, a 3ª. Sessão de Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, do Ano Pastoral 2023/2024, em que foi palestrante o Dr. Paulo Ferreira.

O Conferencista, iniciou a sua intervenção rezando o Salmo 1, o Salmo do Caminho, realçando o versículo (2) “…antes põe o seu enlevo na lei do Senhor e nela medita dia e noite”. Referindo que em Igreja fazemos caminho e que estamos em Igreja sinodal e o caminho da sinodalidade, é o caminho que Deus espera da Igreja. Para o Papa Francisco, a sinodalidade “é a dimensão constitutiva da Igreja” e representa um estilo eclesial.

 

Aquilo que o Senhor nos pede, em certo sentido, já está contido na palavra Sínodo, não se trata de fazer o Sínodo, mas de ser Sínodo. Sínodo indica o caminho feito em conjunto pelo povo de Deus. Este caminhar junto já se fazia e vivia-se nos textos bíblicos: como podemos ver em Génesis – Deus criou Homem e Mulher à Sua imagem, chamados a colaborar com Ele, caminhando sobre o signo da Aliança. Abraão – apresentado como primeiro caminhante, convidado à desinstalação, rumo ao desconhecido, confiante em Deus. Abraão caminha com Deus. Moisés – na sua vocação, na descoberta da sua missão e na caminhada pelo deserto, fez uma experiência sinodal, de um povo, que caminha e que conta com a colaboração de todos. Todos são importantes.

Nova aliança com Jesus – Jesus é o peregrino que proclama a Boa-Nova do reino de Deus (Lc 4, 15) e anuncia o caminho de Deus (Lc 20, 21). Ele é o Caminho (Jo 14, 6) que conduz e leva ao Pai e comunica a Todos no Espírito Santo (Jo 16, 13) a verdade e a vida na comunhão com Deus e com os irmãos. Se recordarmos Jo 14,6, Jesus apresenta-se como “o Caminho, a Verdade e a Vida”. E nos Atos dos Apóstolos os próprios cristãos são chamados, de Discípulos do Caminho. Todos fazem caminho! Todos vivemos esta comunhão e esta verdade em Sínodo, Caminhar juntos, mas este caminhar juntos implica, ESCUTA.

Uma passagem paradigmática deste caminhar juntos e da escuta é a passagem dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35). O Evangelho de São Marcos é chamado o Evangelho do Caminho. Em poucas palavras, mostra Jesus indo a Jerusalém somente uma vez, e no caminho para Jerusalém com os seus discípulos explica os seus ensinamentos e instruções. Esta palavra “Caminho” é utilizada por diversas ocasiões.
O Evangelho de S. Marcos, abre a falar do Caminho: “Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, a fim de preparar o teu caminho” (Mc 1,2); “Preparai o Caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mc 1,3); “Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser um cajado: nem pão, nem alforge, nem dinheiro no cinto” (Mc. 6,8); “Jesus está a caminho” (Mc 8,27; 9,30-33) “a caminho para Jerusalém” (Mc 10, 32). Todo o Evangelho é um convite a caminhar. O Papa Francisco diz-nos que a sinodalidade exprime a figura da Igreja que brota do Evangelho de Jesus e que é chamada a encarnar-se hoje na história, em fidelidade criativa à Tradição.

Todos os membros da Igreja são sujeitos ativos de Evangelização e, portanto, esta Igreja Sinodal conduz-nos e é presença indispensável para um novo ardor missionário que nos compromete a todos. Portanto, o que nos é pedido, é que sejam Sínodo, todos somos chamados a ser missionários, a partir do nosso Batismo. A necessidade de sermos missionários, mais do que nunca hoje é necessário, este ardor missionário compete a todos nós e é na rua que se anuncia o Evangelho temos de “sair da Igreja”, ir ao Encontro, Escutar, fazer caminho, mas este caminho, implica mudança. Não podemos ficar no velho, mas temos de nos fazer de novo.

O Dr. Paulo terminou a sua Intervenção com a oração do Cardeal, José Tolentino Mendonça, convidando todos os presentes a reza-la.

Pode ver aqui as fotos desta Escola.