Escrito por José Borlido

2022 11 14   2 escola padre fabio carvalho 2Palestrante Padre Fábio Carvalho

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade, realizou no passado dia 14 de outubro, pelas 21.15horas no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque a 2ª. Sessão de Escola do MCC. Ano Pastoral 2022/2023, em que foi palestrante o Padre Fábio Carvalho, Capelão do Hospital de Santa Luzia, Pároco de Mazarefes e Director do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, que aprestou o tema: “A vida não acaba, apenas se transforma” A Morte, o Luto e a Esperança Cristã”.

Escrito por José Borlido

2022 10 12   escola 3O Bispo Diocesano D. João Lavrador, presidiu no passado dia 10 de outubro às 21,15h no Centro Paulo VI, á sessão de abertura da Escola do MCC «Movimento dos Cursilhos de Cristandade», que contou com a presença do director da Escola, Monsenhor Manuel José Vilar, Assistente Diocesano, Padre Manuel José Torres Lima, presidente do Secretariado Conceição Ponte e demais membros do Secretariado e muitos Cursilhistas, vindos dos vários Arciprestados da Diocese.

A Sessão teve início com a celebração da Eucaristia presidida por D. João Lavrador e concelebrada pelo Monsenhor Manuel José Vilar, Padre torres Lima e Padre Manuel de Almeida Sousa.

Escrito por José Borlido

2022 10 24   escola 2Realizou-se no passado dia 24 de outubro, pelas 21.15horas no Centro Pastoral Paulo VI, a primeira Sessão de Escola do MCC, do Ano Pastoral 2022/2023, em que foi palestrante o Padre Dr. Jorge Barbosa, que apresentou o tema: “S. Mateus - O Evangelista Ano”.

O palestrante começou por se debruçar sobre a origem linguística da escrita do Evangelho de S. Mateus, que teria sido estrito em Hebraico, segundo refere Santo Ireneu de Lion: Mateus escreveu em Hebraico para os Hebreus.

Escrito por José Borlido

2022 6EscolaRealizou-se no passado dia 25 de abril pelas 21,15horas, no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI em Darque, a 6ª. Sessão de Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, do Ano Pastoral 2021/2022, em que foi palestrante o presidente do Secretariado do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese do Porto, Nuno Martins, que apresentou o tema: “MCC – UM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO”

O palestrante começou por referir: Jesus Cristo não é só para mim sou para todos, o que são necessários é que sejamos santos – este Jesus é para todos. Falando-nos da sua experiência fantástica dos Caminhos de S. Tiago referiu deixar-lhe uma interrogação: será que a santidade, é só para alguns? O desafio é ver nos outros o rosto de Jesus: - muitas vezes somos saudosistas e olhamos só para o passado, quando temos que olhar para a frente, em comunidades vivas e actuantes na Oração, na luta pela justiça, e no amor aos pobres – só assim é que aqueles que não conhecem a Jesus, podem interroga-se pelo nosso exemplo de vida – que testemunho que tenho que dar aos outros - que testemunho dou aos outros? – Saber qual é a nossa missão! A seara é grande e os trabalhadores são poucos.