Escrito por José Borlido

2023 Dia de Espiritualidade 3O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade realizou no passado dia 17 de dezembro de 2023, no Centro Paulo VI, entre as 9,30h e as 16,30h o “Dia de Espiritualidade”, em que foi palestrante o Padre Ricardo Nuno Carolino Lameira, da Diocese de Évora, Director Espiritual Nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade e Director Espiritual do Secretariado Diocesano dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Évora.

Em III Domingo do Avento e com o Natal de Jesus tão próximo, o Padre Ricardo Lameira, escolheu como tema para do “Dia de Espiritualidade” “Como são sublimes e ternas as lições do Presépio”, baseado nos apontamentos D. Manuel Mendes da Conceição Santos.

Numa primeira reflexão o Padre Ricardo referiu: olhemos o Presépio – Como o vemos nós? Um pobre menino reclinado sobre palhas: É Rei para salvar, ofereceu-se desde logo ao Eterno Pai para cumprir a Sua vontade, é o Verbo de Deus. Em seguida falou-nos do verdadeiro significado do presépio e do nascimento de Jesus, onde reina a pobreza; sem casa, nem berço, aí está reclinado sobre palhas, em um Presépio, num ambiente onde reina o silêncio e a solidão fria da noite.
Jesus é Rei, nasceu para servir, é Rei e é vítima; não teve lugar para nascer, nem para morar, fez-Se vítima de amor por toda a humanidade; desde a primeira hora que Jesus foi posto de lado; como dói! Jesus aceita a humilhação porque ama. Desde o seu nascimento Jesus pensou em mim.

Maria, a mais bela e a mais rica das criaturas, estática de amor e adoração, aquela donzela tão pura e tão pobre é Raínha adornada com graça, rica de santidade, inocência e amor. José em grau inferior imita estas perfeições. Ó ambiente do presépio é o teu Coração, a gruta do presépio é o teu coração, pobre, sem condições para receber ninguém. Que gestos temos nós para com os outros, que simpatia, que sorrisos, que gestos de amor e de gratidão, que saudades, que obrigado!

Na segunda reflexão, o Padre Ricardo começa por fazer um apelo a que nos comovamos, de facto no Presépio há pobreza há abandono! Aquela pobreza do menino é o nosso coração, com muita religião, mas muita pobreza e questiona! Falas com Jesus da tua vida com sinceridade? Já cumprimentastes o teu irmão? Na Igreja primeiro cumprimentamos o Senhor e á porta da Igreja cumprimentamos o irmão.

Tu és Sacrário de Deus vivo, em todos os atos onde tu +estas está Cristo, em todos os atos da tua vida, aí está Cristo, Cristo está sempre presente não fica á porta. Quando abandono o Evangelho afasto-me de Cristo, mas Ele não me abandona; O amor de Jesus não foi compreendido em Cristo; onde está Cristo na tua vida; Onde está Cristo em ti; Como revelas Cristo no teu coração? Como é que a tua vida fala e reza Cristo, como Cristo fala na tua vida?

Após a pausa para almoço, teve lugar a terceira meditação, em que o Padre Ricardo Lameira, começou por salientar a humildade de Jesus Cristo, que nos ensina a viver com sobriedade, justiça e piedade. O amor do meu próximo, a caridade para com o oprimido, a piedade para com quem sofre.

Sobre o presépio cantavam os anjos paz aos homens quando nascia o Homem de Deus; poderiam também eles cantar paz aos homens sobre a Igreja! Ensina-me Jesus no presépio, o amor de Deus, o amor por seu Pai até á imolação mais completa, a abnegação generosa da sua vontade, na vontade do Pai.

O dia de Espiritualidade encerrou com a celebração da Eucaristia do III domingo do Avento, presidida pelo Padre Ricardo Lameira e concelebrada pelo Padre Torres Lima, Assistente Espiritual Diocesano do MCC.

De registar a presença de muitos Cursilhistas, vindos dos vários Arciprestados da Diocese, Presidente do MCC Conceição Ponte e demais Membros de Secretariado Diocesano.

Fotos do Dia de Espiritualidade.