Escrito por José Borlido

2023 10 30   1. escola d. joo lavrador 5D. João Lavrador, foi palestrante da 1ª. Sessão de Escola do MCC – ano Pastoral 2023/2024, que teve lugar no Centro Paulo VI, pelas 21,15 horas, em que apresentou o tema: “Comunhão, Participação, Missão, para caminhar em Igreja”.

D. João Lavrador, começou por referir: É com renovada alegria que estou de novo convosco, conto muito convosco, como Movimento e cristãos comprometidos. D. João falou-nos em seguida da “Caminhada Sinodal” da Igreja em Sínodo e da Reflexão Sinodal realizada a nível dos Arciprestados e depois da Diocese. Nesta primeira fase, não tivemos grande eco do que se estava a passar no Sínodo, a próxima fase que será para o ano e será a fase das conclusões, depois seguir-se-á uma nova fase de reflexão.

Numa primeira parte D. João, começou por nos falar da Igreja Escatologia – Igreja para além do Alto, Igreja triunfante, aquela que já está no Céu, e colocou uma questão em forma de pergunta! Onde se colocava Nossa Senhora? nesta unidade ao Filho e ao Pai, Ela é mãe de Deus, é Discípula, caminha connosco! Tínhamos uma Igreja desligada do mundo e ainda hoje temos cristãos, apenas na vivência da Eucaristia e actos religiosos e isso lhes basta. A Igreja para cumprir a sua missão tem que saber discernir e estar atenta aos sinais dos tempos; a Igreja tem muito a dar ao mundo. São João Paulo II dizia; O que é que o mundo tem a dizer á Igreja! Estamos atrasadíssimos no testemunho desta verdade que é Jesus Cristo, revelado e reconhecido pelos Apóstolos.

À que dizer que, se Igreja se quer modernizar, tem que vir para o mundo «afirmar que o mundo é que tem razão é um erro», é pertinente perguntar: o que é que tu tens a dizer á Igreja, Reino de Deus, promovida a partir do Espírito! Igreja que é Sacramento/Sinal, farol a irradiar para Jesus Cristo, Uma Igreja em rosto Sinodal. O novo rosto da Igreja é uma prática, onde todos se sentem corresponsáveis. A fé católica é prática, é levar o Evangelho. D. João Lavrador, anunciou a que Diocese está a avançar com o Diaconado, temos já cerca de 17.

Na segunda parte da sua palestra, o nosso Bispo começou por referir: Na homilia de abertura do processo Sinodal a 10 de outubro de 2022, tendo como reflexão a passagem do Evangelho sobre os Discípulos de Emaús, a partir daqueles jovens com Jesus, os Evangelhos apresentam-nos uma Igreja caminho; Jesus faz-se companheiro fazendo caminho com aqueles jovens, assim se vê que Jesus caminha connosco! Estamos prontos para a aventura do caminho? Fixemos Jesus que na estrada, primeiro encontra o homem, depois ensina o que deve fazer e escuta as suas perguntas.

Acompanhamento: devemos encontrar-nos, preocupar-me com os outros, interessar-me da sua vida, depois encontrar a resposta que virá do outro, ir ao encontro dos objectivos deste Sínodo; encontrar, escutar e discernir – tudo que fazes, fá-lo alicerçado no amor, que gera alegria, entusiasmo, serviço; O coração da Igreja é o amor.

Comunhão, Participação e Missão, apelo á comunidade, que é uma comunidade cristã de irmãos que na mesma fé, realizam e vivem na mesma partilha, comunidade que se alimenta da Eucaristia, que vive o espírito da partilha, em participação e comunhão que brota do amor.

Todo o cristão é Missionário, o Evangelho chama e envia para a Missão. O nosso bispo, terminou com a frase: Dou graças a Deus! Vamos trabalhar.

Veja aqui fotos da 1.ª Escola presidida por D. João.