Escrito por José Borlido

EncerramentoEscola2023 1O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade, realizou passado dia 26 de junho no Centro Paulo VI em Darque, a Sessão de encerramento da Escola MCC. A Sessão foi presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. João Lavrador, ladeado pelo Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar, responsável pela Escola, Padre Manuel José Torres Lima, Assistente Espiritual do Movimento e a Presidente do Secretariado do MCC, Conceição Ponte.

 

A Sessão teve início com a apresentação do balanço anual das actividades da escola, feito pelo Secretário do Movimento, José Borlido, em que foram apresentados resumos “síntese” das 9 sessões de escola realizadas ao longo do ano Pastoral 2022/2023, que pretendeu, em forma de balanço, apresentar aos presentes, o essencial da mensagem transmitida pelos trabalhos apresentados em cada sessão de escola pelos vários conferencistas convidados pelo Secretariado Diocesano.

Aberto o debate aos presentes, pela presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, foi unânimes a opinião dos presentes em considerarem ter sido um ano com temas muito importantes no aspecto formativo e de reflexão tendente a uma “Nova Evangelização” á luz da actualidade da vida da Igreja Diocesana e Universal, o que certamente justifica que fosse um ano de maior afluência à escola, numa média estimada de 85 participante por sessão de escola, em que algumas sessões contabilizaram mais de nove dezenas de participantes.

Alguns dos presentes questionados pela presidente do Secretariado, sugeriram alguns temas que gostariam fossem incluídos na elaboração do calendário da escola para o Ano Pastoral 2023/2024 e questionados sobre a continuidade de a escola se realizar apenas uma vez por mês, como aconteceu no presente Ano Pastoral «pós pandemia», a opinião foi unânime de que se deve manter essa periodicidade, vindo ao encontro da opinião posteriormente manifestada pelo Secretariado e pelo Diretor da escola.

Concluído o debate aberto aos presentes, usou da palavra o nosso Bispo D. João Lavrador que começou por referir: congratulo-me com o ano de trabalho desta escola e pela síntese apresentada, vê-se que foi ano que reactivamos. Quero louvar todos aqueles que deram o seu melhor em prol desta escola. Os cursilhos estão intimamente ligados à Igreja e devem estar em ligação à Diocese.

A Diocese vai ter uma formação para toda a Diocese, uma formação Teológica/ Pastoral de 3 anos formação para Catequistas que vão ser instituídas (dos) e vamos ter leigos que que vão ser instituídos no Diaconado ou Catequistas e saber sobre os candidatos ao “Diaconado Permanente”

O próximo ano será um ano «patamar» de estudo e projecção do que deverá ser a nossa Igreja Diocesana; vamos delinear o triénio de preparação para em 2027 celebrarmos os 50 anos da nossa Diocese, numa perspectiva de “Uma Igreja de Todos e para todos” - uma Igreja em saída, comunidade de discípulos Missionários, como nos diz o Papa Francisco – abrir a Igreja para propor o Evangelho.

A terminar o nosso Bispo, informou que se vão realizar nos dias 18 de setembro, 1 e 2 de dezembro, no Centro Paulo VI, três dias de conferências, em que serão conferencistas uma teóloga Francesa e um Teólogo Jesuíta.

A terminar a sessão a presidente do Secretariado, Conceição Ponte, agradeceu a presença de todos ao longo das várias sessões de escola, que relembrou é aberta a todos os cristãos da Diocese e terminou recordando a realização da Ultreia Diocesana no próximo dia 9 de julho, no monte da Senhora do Crasto, em Castelo do Noiva, presidida pelo nosso Bispo D. João Lavrador.

Imagens do Encerramento da Escola.