Escrito por José Borlido

9EscolaPRicardoCorreia 4Realizou-se no passado dia 12 de junho, no Centro Paulo VI, a 9ª. e última Sessão de Escola do MCC do Ano Pastoral 2022/2023, que teve como palestrante o Padre Ricardo Correia, que apresentou o tema Porque acreditamos? - Razões da nossa Fé”.

O Padre Ricardo começou por citar a Oração do Credo, que se inicia com “eu creio…” e termina com Espero na ressurreição dos morto e no mundo que há-de vir. Esta é a razão da nossa esperança.

Falou-nos dos vários aspectos da teologia dogmática e da filosofia pós moderna; do dogma da verdade da revelação proposta pela Igreja à própria Igreja” e como expressão linguística, que diz que a verdade revelada se encontra na Escritura e na tradição da Igreja;

E prossegui: Hoje temos a tendência de estarmos virados para o futuro, é uma cultura virada para o futuro: Espero no Mundo que há-de vir; Virá para julgar os vivos e os mortos”. Deus que vem, que transforma tudo á nossa volta. Na antropologia Teológica, o que conta é a observância do Evangelho de Deus “ Eis o que vos digo! o mundo é breve, o mundo das aparências está a terminar.

Ser cristão, significa ser-mos chamados por Deus, «por iniciativa de Deus» para caminhar naquela direcção” O chamamento de Deus é feito na situação em que nos encontramos e é nessa situação que acreditamos em Deus. O tempo é breve! vivo o tempo salvífico, inaugurado na manhã de Páscoa. “Esta é a situação a que Deus nos chama, é nisto que nós acreditamos – A nossa vida encontra-se entre a Ressurreição e na vinda definitiva.

Objectivo formal da nossa Fé; acreditar que Deus existe, porque de forma formal Deus se revelou em seu Jesus Cristo, que Deus nos revela um conteúdo de amor, porque Deus é amor.

Crer em Deus, estar em comunhão com Deus, significa ver o mundo como o vê Deus, Querer o que Deus quer. Estar aberto ao projecto de Deus, agarrar hoje o futuro, que é de Deus, não é nosso.

A concluir o palestrante apontou alguns aspectos da razão: Porque creio? Acreditamos porque não nos bastamos a nós próprios; Acreditamos porque todos os projectos humanos são falíveis; Acreditamos porque todas as soluções humanas são limitadas e têm um custo muito elevado; que celebramos; Acreditamos que Deus vem até nós em cada Eucaristia que celebramos; Acreditamos porque queremos ser felizes; Acreditamos porque Deus se revelou em Jesus Cristo e vem até nós

Como creio naquele que espero! Acreditamos na razão da nossa fé, iluminamos a luz da nossa esperança á luz da caridade.

Veja aqui as fotos deste evento.