Escrito por José Borlido

8EscolaPArmandoDias 2Em mês de maio, especialmente dedicado à Mãe de Deus e nossa Mãe, como acontece também na nossa Paróquia em mês de maio. O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade, realizou no passado dia 15 de maio a sua 8ª. Sessão de Escola do MCC, em que foi palestrante o Padre Armando Dias, Pároco da Sé, que apresentou o tema “Maria, Estrela da Nova Evangelização”.

 

Com o entusiasmo que lhe é peculiar quando fala de Maria, e perante uma vasta e atenta assembleia de cursilhistas e alguns não cursilhistas; o Padre Armando Dias, começou por referir: Evangelizar é levar a boa notícia e que Maria é na Igreja o sol que brilha, é Jesus, pois recebe a luz da Estrela que é Jesus. Evangelizar implica também interpretar a Carta Apostólica Evangelli Gaudium, do Papa Francisco, sobre a Alegria do Evangelho. Falou-nos em seguida da Misericórdia, do amor de Deus, que nos leva a Evangelizar, com o sentindo que Deus nos chama. Chamamento de Jesus, na experiência pessoal com Cristo, que nos envia o Seu Espírito e nós vamos em Seu nome.

Para Evangelizar hoje é-nos proposto renovarmos a linguagem, adaptando-a a cada destinatário, conhecer os sinais dos tempos, saber interpretar os sinais que no chegam e discernir. Não há nada que nos toque mais o coração, que o amor e a palavra da Mãe: Maria é Mãe da Igreja, a Evangelizadora; Peçamos-Lhe a Sua intercessão para a “Nova Evangelização”. A minha fé é sentir o Rosto de Deus na minha vida e senti-Lo caminhar comigo. Olhamos para Maria como Estrela da Nova Evangelização e para a Sua maternidade.

Padre Armando Dias, prossegui falando-nos da necessidade da ternura, da escuta e da amizade, para a Nova Evangelização e referiu que: Evangelizador é aquele que deixa nascer em si Jesus Cristo, colaborar na ternura, na educação, na bondade, como exigência da verdade.

Maria, Discípula, torna-se uma referência para a Igreja, fiel, atenta, disponível. Maria apela-nos a uma Evangelização libertadora, na alegria do anúncio do Evangelho, Maria desperta-nos para a esperança, é dinâmica, activa e discreta, uma Mãe que nos estimula a Evangelizar. Maria reza, caminha, vence desafios - no nosso pouco nada, Maria é muito; E concluiu: Como Estrela da Evangelização, Maria encarna a nova Evangelização de uma Igreja que se pretende renovada, uma Igreja em saída como nos aponta o Papa Francisco.

Pode ver aqui as fotos desta Escola.