Escrito por José Borlido

2022 10 12   escola 3O Bispo Diocesano D. João Lavrador, presidiu no passado dia 10 de outubro às 21,15h no Centro Paulo VI, á sessão de abertura da Escola do MCC «Movimento dos Cursilhos de Cristandade», que contou com a presença do director da Escola, Monsenhor Manuel José Vilar, Assistente Diocesano, Padre Manuel José Torres Lima, presidente do Secretariado Conceição Ponte e demais membros do Secretariado e muitos Cursilhistas, vindos dos vários Arciprestados da Diocese.

A Sessão teve início com a celebração da Eucaristia presidida por D. João Lavrador e concelebrada pelo Monsenhor Manuel José Vilar, Padre torres Lima e Padre Manuel de Almeida Sousa.

Na homilia D. João Lavrador, partindo do Evangelho referiu: Reconhecemos Jesus nos outros, não para ficar-mos com Ele, mostra-me esse Jesus! tantas vezes andamos à procura de sinais, como nos diz o Evangelho e outros da inteligência que se não estiver liberta é manipuladora, não somos filhos da Escravidão, Deus fez-nos livres, livres na linguagem do amor, na liberdade interior, só esta liberdade é caminho de amor: Santo Agostinho diz-nos: ama e faz o que quiseres; o segredo é o amor, é amar.

Finda a Eucaristia o Padre Torres Lima, apresentou o programa da Escola para o novo Ano Pastoral cuja primeira sessão terá lugar no próximo dia 24 de outubro, em que será palestrante o Padre Dr. Jorge Barbosa com o tema “O Evangelista do Ano”, lembrou que o tema geral da escola “Com (o) Maria e com os Jovens Levanta-te e Vai… em missão de testemunho, no encontro com Cristo e com os Irmão” foi pensado para três anos, sendo este o 3º. Ano e a escola vai apresentar temas em concordância com o ano das Jornada Mundial da Juventude e terminou enumerando cada um dos temas e seus palestrantes.

O director da escola Monsenhor Manuel José Vilar, em breves palavras, recomendou a leitura atenta e meditada da mensagem do nosso Bispo D. João Lavrador para o novo Ano Pastoral, que poderá ser elemento de análise nos Centros de Ultreia do MCC.

Seguiu-se no uso da palavra a presidente do Secretariado Conceição Ponte que começou por justificar o facto de este “Ano Pastoral” continuarmos a ter apenas um tema de escola por mês, sendo esta a indicação dada aquando do último encontro com os Cursilhistas e que vem na sequência da redução feita em tempo de pandemia. Lembrou as Ultreias Regionais que vão ter lugar a 14 de outubro em Cardielos, 20 de outubro nos Arcos de Valdevez e 26 de outubro em Campos Vila Nova de Cerveira. Lembrou ainda o dia de Espiritualidade que terá lugar no dia 4 de dezembro, em que terá como animador o Padre Dário Pedrosa, terminou com apelo á participação na ascola do MCC, que é aberta a todos os Diocesanos, cursilhistas ou não e terminou referindo-se á realização dos próximos cursilhos, para os quais pediu o empenhamento de todos e á Escola de Dirigentes que terá inicio a 23 de janeiro no Centro paroquial da Meadela.

A finalizar usou da palavra D. João Lavrador para referir: os Cursilhos de Cristandade são um Movimento da Igreja Diocesana, vós estais como Igreja a Evangelizar em Igreja; nunca como hoje os cursistas tem uma missão importante na Evangelização. Nós somos cristãos hoje e é necessário uma personalidade forte, uma vivência cristã forte, nos tempos difíceis para a Igreja: Esta vivência forte de Cristo: Temos que levar Cristo aos outros, num verdadeiro sentido de muita comunhão, comunhão que tem que tocar os outros – se não é não comunhão, não é Igreja. Temos que viver exponencialmente essa comunhão e participar, temos que estar porque o outro precisa de mim.

Pode ver aqui fotos deste evento.