Escrito por José Borlido

Image00003No passado dia 29 de outubro, pelas 21,15 horas, D. Anacleto Oliveira, apresentou na Escola do MCC «Movimento dos Cursilhos de Cristandade», a sua Carta Pastoral, para o Ano Pastoral 2018/2019 “Somos Igreja que Evangeliza”.

Perante uma vasta assistência, composta maioritariamente por Cursilhistas, vindos de vários Arciprestados, «a Escola passou a ser aberta a todos os Diocesanos» D. Anacleto começou por referir que esta sua Carta Pastoral, entronca na essência dos Cursilhos de Cristandade, informando que somente iria tratar a 1ª. parte da Carta, uma vez que a 2ª. parte se apoia no Evangelho de S. Lucas “O Evangelista do Ano 2019”, cujo tema será por ele apresentado nesta mesma Escola no dia 21 de janeiro de 2019.

«Esta é uma Carta que para ajudar a viver este Ano Pastoral e é um arranque o que nela se propõem, para continuarmos as comemorações da Diocese, que como sabem são por quatro anos».

O primeiro convite foi a saborearmos com o Senhor a Graça de sermos uma Diocese; Depois veio o ano de Agradecer, em que nos voltamos para o passado e agora vamos começar a projetar o futuro.

Tendo como base a exposição itinerante dos quarenta anos da Diocese, em que se apresentava o contributo de cada Arciprestado nestes quarenta anos; o nosso Bispo Diocesano referiu que: Todos os dados estatísticos reproduziram uma preocupante linha descendente, em todas as vertentes ali retratadas; desde os baptizados, casamentos, frequência do culto, entre outros; destacando-se a quebra da frequência do culto; ou seja: Há uma decadência! E ou acordamos ou temos a falência. 

«Eu aviso desde já: não vamos Evangelizar para fazer crescer a Diocese, ou salvá-la; Nós cremos que a Diocese existe para fazer o bem, que não se faria se a Diocese não existisse.  As pessoas é que nos devem interessar, de outro modo seríamos interesseiro e não visaríamos o interesse dos cristãos».

D. Anacleto, apontou depois os factos que aconteceram nestes quarenta anos, para que isso sucedesse, e que estão bem plasmados no ponto nº.5 da sua Carta Pastoral «Numa Sociedade em Profundas Mudanças»; tendo desenvolvido em profundidade este capítulo da sua Carta; questionou!
Está tudo mal? Não! Isto abre-nos o caminho, e mais cedo ou mais tarde o homem vai constatar que tudo o que tem: conforto e riqueza; não o realiza plenamente e vai reconhecer que lhe falta qualquer coisa de mais transcendente. “As pessoas começam a ficar saturadas” e apresentou-nos o exemplo da simplicidade dos “Caminheiros de S. Tiago”; no seu despreendimento de tudo quanto é conforto, e vem de lá felizes e voltam de novo.

Há por aí muita necessidade de Deus, temos que estar atentos, e lembrou os Discípulos de Emaús, e de como reconheceram Jesus ao partir do Pão.

D. Anacleto depois de citar «levemente» alguns passos do Evangelho de S. Lucas (2ª. parte da sua Carta Pastoral) disse: Jesus saiu da Sua terra; O Evangelho é anúncio de que, segundo os planos de Deus devia mostrar Cristo que morreu por toda a humanidade, por amor. «É saída do nosso conforto».

O Evangelizar, necessita de Evangelizadores que sejam testemunhas e destinatários, que estejam interessados em receber uma proposta de mudança de vida.

Cada cristão tem que dar testemunho de Jesus Cristo, fazendo como Ele fez; É um trabalho individual e Comunitário; As pessoas cativam-se por amor. A Igreja Evangeliza nas valências do ensino «pela formação», nas Celebrações e pela vivência da Caridade.

As nossas Eucaristias ainda são celebrações tristes, por vezes sem vida. Uma celebração da Eucaristia tem que ser cativante e contagiante: temos aqui ainda muito que andar na nossa Diocese; E referiu: Na caridade eram como irmãos, faziam partilha entre eles e as pessoas diziam: vede como eles se amam. E concluiu: A “Semente do Evangelho” só cai na pessoa que sente necessidade dele; desse projeto de “Vida Nova”.

Um bom Evangelizador é aquele que encarna Cristo na sua vida e que recorre à Oração.

Este é um breve resumo de mais uma sessão de escola, em que o nosso Bispo nos falou e nos reteve a atenção na apresentação de uma Carta Pastoral tão rica de conteúdo e mensagem.

Pode consultar aqui as fotografias deste evento.

Pode consultar aqui a Carta Pastoral do Sr. Bispo em formato digital. Em formato papel pode adquirir na Livraria do Instituto Católico de Viana do Castelo.