Escrito por José Borlido

cartaz da ultreia diocesana junho 2016Realizou-se no passado dia 26 de junho, no aprazível Monte de S. Silvestre, na freguesia de Cardielos, Viana do Castelo, a Ultreia Diocesana do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, que encerrou as actividades do Movimento, relativas ao Ano Pastoral 2015/2016.

Pelas 10,00 horas teve lugar o acolhimento dos Cursilhistas, a que se seguiu pelas 10,30 horas a reunião dos vários grupos formados aleatoriamente por Cursilhistas vindos dos vários Arciprestados da Diocese, pelas 12,00 horas foi rezada a Oração do Ângelus, a que se seguiu o almoço na sua maioria com a abertura dos farnéis, seguindo-se um saudável convívio.

Pelas 15,00 horas iniciou-se a Ultreia presidida pelo Bispo Diocesano D. Anacleto Oliveira, com a apresentação do Rolho “Cristo Conta Contigo para Servir e Amar”, apresentado pela Cursilhista Maria Carminda Pereira de Sousa Ferreira de Cardielos, que nos alertou para o muito que cada um de nós pode e deve fazer pelo seu irmão que sofre e que necessita do nosso apoio e de uma palavra amiga, o campo é muito vasto e os Cristãos e os Cursilhistas em particular, tem que estar atentos às necessidades daqueles que nos rodeiam e serem ao mesmo tempo agentes Evangelizadores dos ambientes, pois esse é o lema do nosso Movimento, não tanto pela palavra, mas pelas obras e pelo testemunho de vida, sem esquecer a própria família que deve ser uma comunidade de diálogo, tolerância e muito amor entre todos os seus membros, num ambiente de vivência Cristã.

Seguiu-se a Eucaristia no templo de S. Silvestre que foi pequeno para albergar todos aqueles que sendo ou não Cursilhistas quiseram participar na Eucaristia, que foi presidida por D. Anacleto Oliveira e concelebrada por quatro Sacerdotes e um Diácono e teve a participação do Coro Paroquial da Paróquia de Cardielos.

Na homilia D. Anacleto Oliveira congratulou-se com o facto de o templo de S. Silvestre ser pequeno para tanta gente que se deslocou para aquele maravilhoso local, que nos ajuda a interiorizar e refletir na palavra de Deus e do Seu infinito amor por nós ao extremo de dar a sua vida por nosso amor e que como nos diz o Evangelho deste domingo até as raposas tem as suas tocas e as aves do céu os seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde encostar a cabeça.

D. Anacleto conclui com a imagem central do Evangelho do XII Domingo do Tempo Comum, referindo que temos que decidir, pois não podemos servir a dois senhores; a Deus e ao diabo, temos que optar em definitivo por Jesus Cristo e pela Sua infinita Misericórdia em favor dos homens.

Foi Reitor da Ultreia o Cursilhista Américo de Castro Ferreira do Centro de Ultreia de Cardielos, que em colaboração com o Secretariado Diocesano do MCC e a Confraria de S. Silvestre prepararam a logística para a realização da Ultreia.

Veja aqui fotografias deste evento