Escrito por José Borlido

2022   ultreia regional campos 3O Movimento dos Cursilhos dos Cristandade, realizou nos dias 14, 20 e 26 do passado mês de outubro as programadas “Ultreias Regionais” para os Cursilhistas dos vários Arciprestados, em que estiveram sempre presentes a presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, o assistente espiritual do MCC, Reverendo Padre Manuel José Torres Lima e restante Secretariado Diocesano, participando muitos cursilhistas de cada um dos Arciprestados a quem se destinava cada uma das Ultreias, que «em grupos» partilharam as suas vivências e testemunhos do seu pós-cursilho.

Os temas dos Rolhos e reflexões, tiveram em conta o tema geral do Movimento para o novo Ano Pastoral 2022/2023 “Com(o) Maria e com os jovens LEVANTA-TE E VAI…em missão de testemunho no encontro com Cristo e c com os irmãos”, tendo presente as Jornadas Mundiais da Juventude, que terão lugar em agosto do próximo ano em Lisboa.

REALZAÇÃO DAS ULTREIAS

No passado dia passado dia 14 de Outubro pelas 21,00h, no Salão Paroquial de Cardielos, realizou-se a Ultreia para os Cursilhistas do Arciprestado de Viana do Castelo, em que foi Reitor, António Jorge Vieira; o Rolho da Ultreia “LEVANTA-TE E VAI” foi proclamado pela Cursilhista Maria Carminda Ferreira de Cardielos; as ressonâncias estiveram a cargo de Arménio Araújo de Outeiro, Celeste de Lavradas e o Rolho Místico foi apresentado pelo Reverendo Padre Tiago Rodrigues.

No dia 20 de outubro realizou-se pelas 21,00horas, no Centro Paroquial dos Arcos de Valdevez, a Ultreia, para os Arciprestados de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, em que foi Reitora a cursilhista Cândida Gomes; o Rolho da Ultreia “COM MARIA E OS JOVENS LEVANTA-TE E VAI” foi proclamado pelo Cursilhista José Manuel Silva de Vila Fonche; as ressonâncias foram feitas pelo Arménio de Outeiro, Celeste de Lavradas e Adriano dos Arcos de Valdevez e Rolho Místico Proclamado pelo Reverendo Padre José Aventino.

No dia 26 de outubro, pelas 21,00horas, realizou-se no Centro Paroquial de Campos, Vila Nova de Cerveira a Ultreia para os Arciprestados de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, e Vila Nova de Cerveira; foi Reitora, Nazaré Asseiro de Reboreda, o Rolho “LEVANTA-TE E VAI EM MISSÃO foi proclamado pela Amélia Rodrigues de Mentrestido. As Ressonâncias foram feitas pela Cátia Asseiro de Reboreda; Maria do Carmo de Valença e Cristina Ramadas de Monção. O Rolho místico, foi proclamado pelo Reverendo Padre Carlos Castro.

A PALAVRA DA PRESIDENTE DO SECRETARIADO

A terminar cada uma das Ultreias a Presidente do Secretariado Conceição Ponte, agradeceu a presença de todos e a todos quantos se empenharam na realização das Ultreias. Lembrou as atividades do MCC para o Ano Pastoral 2022/2023, inscritas no calendário das actividades do MCC, salientando o “Encontro de Vida” a ter lugar no Centro Pastoral Paulo VI no dia 05 de Novembro.

Referiu-se ainda ao dia de Espiritualidade, que este ano terá lugar no dia 04 de Dezembro no Centro Paulo VI, em que será orador o Padre Dr. Dário Pedroso e reforçou a importância da frequência da Escola do MCC, aberta a todos os Diocesanos, cuja abertura foi no passado dia 10 de Outubro, tendo a primeira sessão no dia 24 de outubro, com o tema a “ O Evangelista do Ano”, em que foi palestrante o Padre Dr. Jorge Barbosa.

Fotos de Arcos de Valdevez

Fotos de Campos

Fotos de Cardielos