Escrito por José Borlido

2016 reuniao delegados 3De acordo com o Calendário de Actividades do MCC teve lugar, no dia 1 de Outubro de 2016 pelas 21,15horas no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI em Darque a Reunião de Delegados, que contou com a presença do nosso Bispo D. Anacleto Oliveira que presidiu à Oração de Laudes e à abertura dos trabalhos, ladeado pelo Diretor Espiritual do MCC Reverendo Padre Torres Lima e pela Presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte.

Em breves palavras D. Anacleto referiu que o ano Pastoral do MCC começava num dia importante pois hoje a Igreja celebra o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, que em vida, cuja vida teve muito a ver com o lema escolhido para o Calendário Actividades para 2016/2017 “Eu Vim para Servir”, que é também o da Carta Pastoral ao qual, o Secretariado numa ideia feliz, juntou “Cristo conta contigo para servir e amar”.
Tendo D. Anacleto que se ausentar por motivos de agenda, a Presidente do Secretariado antes de iniciar os trabalhos, agradeceu ao nosso Bispo a sua presença na abertura dos trabalhos o que é sempre um motivo de alegria e incentivo para as muitas tarefas que em cada ano o Movimento planeia realizar.
Conceição Pontes agradeceu em seguida a presença de todos delegados (as), que estiveram em grande número referindo que alguns fizeram questão de justificar a sua ausência da reunião.
Seguiu-se a apresentação do Calendário de atividades do MCC para o “Ano Pastoral 2016/2017”, tendo chamado a atenção para os aspectos mais importantes, com preponderância para a realização dos quatro Cursilhos, as Ultreias Regionais, a Ultreia Diocesana, o Dia de Espiritualidade que terá lugar no dia 11 de Dezembro, em que será orientador/ Palestrante o reverendo Padre Dário Pedroso e de uma modo especial a Ultreia Mundial que terá lugar em Fátima a 6 de maio de 2017, que como referiu será um momento único que devemos aproveitar para viver.
Este ano é de facto um ano importante para o Movimento e para a Igreja em Portugal com a Ultreia Mundial em Fátima no dia 6 maio e no dia 13 teremos o Papa Francisco como Peregrino de Fátima.
Deu conhecimento aos Delegados, como deverão ser feitas as inscrições para a Ultreia Mundial em Fátima, com o preenchimento de uma ficha própria por cada participante, (que foi distribuída) e que os Delegados dos Centros de Ultreia, farão chegar ao Secretariado, preferencialmente até final do ano 2016 e no limite até 15 de janeiro de 2016.
A Presidente informou ainda que a abertura da Escola de Dirigentes será no próximo dia 17 de Outubro pelas 21,15horas, já no Centro Pastoral Paulo VI, começando como sempre pela celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso Bispo D. Anacleto Oliveira, que informou o Secretariado que decidiu Benzer a nova Capela e o Altar nessa celebração o que muito sensibilizou o Secretariado Diocesano do MCC e certamente todos os Cursilhistas da Diocese.
A terminar a Presidente Conceição teve palavras de incentivo para com todos os presentes para a fazerem Pré-Cursilho e desde já e dinamizarem os seus Centros de Ultreia para que se faça Pré e Pós Cursilho para que assim sujam candidatos (as) para os próximos Cursilhos.
Mesmo tendo em conta os tempos perturbados que vivemos não podemos desanimar pois contamos com a Graça de Deus e a força do Espírito Santo.

Veja as fotografias deste evento