Escrito por José Borlido

83CC Senhoras 3O Movimento dos Cursilhos de Cristandade, realizou de 31 de maio a 03 de junho o 83º. Cursilho de Cristandade de Senhoras, último cursilho do Ano Pastoral 2022/2023. As ovas cursilhistas vieram dos Arciprestados de Melgaço, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. O encerramento do Cursilho, teve lugar no Auditório de Centro Pastoral Paulo VI, no passado dia 03 de junho, presidido pelo nosso Bispo D. João Lavrador e reuniu algumas centenas de Cursilhistas, oriundos dos vários dos vários Arciprestados da Diocese.

A Equipa Sacerdotal do Cursilho, foi constituída pelo Padre Arcélio José Pereira de Sousa, que foi o Director Espiritual do cursilho, e pelo Padre Joel Gomes de Brito.

A Equipa Leiga do cursilho, foi constituída por dez cursilhistas Dirigentes do Movimento, sendo Reitora do Cursilho a Dirigente Nazaré Cesaltina Martins Lourenço Asseiro de Reboreda, Vila Nova de Cerveira.

Os testemunhos das novas Cursilhista revelaram a vivência grande experiencia de momentos de grande espiritualidade e formação na fé e uma experiência única na proximidade a Jesus Cristo, junto do Sacrário, partindo com propósito de testemunharem esta vivência ao longo das suas vidas.

A Reitora do Cursilho Nazaré Asseiro, falou do espirito vivido no cursilho e do entusiasmo das novas Cursilhistas em procurar assimilar todos os ensinamentos e vivências que lhe foram transmitidas, ao longo dos três dias do cursilho.

O Director Espiritual do Cursilho, Padre Arcélio Sousa, acentuou, ser sempre uma experiência gratificante a vivência de um cursilho e sentir a alegria das novas cursilhistas, que levam esta experiencia enriquecedora para as suas paróquias, referiu e quantificou o elevado número de mensagens recebidas das várias Diocese de Portugal e das de recebidas de Dioceses de muitas partes do mundo.

No uso da palavra o nosso bispo, D. João Lavrador, começou por referir: Precisamos do testemunho de cada um, enquanto comunidade, nós no cursilho vamos á fonte onde nasce o rio e aí temos a certeza de que a água é pura. O que nos é pedido é a missão na comunidade, o cursilhista deve ser um enamorado de Cristo, que vai mais além, e referindo-se á Eucaristia o nosso Bispo concretizou: Um cristão consciente ama a Eucaristia e citando o Papa Francisco referiu; Todo aquele que se encontra com Cristo, reconhece-se num amor tal com Cristo, que leva á comunidade. E o nosso Bispo terminou dirigindo-se às novas cursilhistas e a todos os presentes: Vivei sempre na alegria em sintonia com as fontes da alegria.

O encerramento terminou com a celebração da Eucaristia do “Domingo da Santíssima Trindade” presidida por D. Anacleto e concelebrada por nove Sacerdotes e um Diácono.

No fim da Eucaristia, Conceição Ponte, presidente do Secretariado Diocesano dos Cursilhos de Cristandade, tratando-se do último cursilho do Ano Pastoral, dirigiu-se a todos os presentes para agradecer a sua presença e a todas as “Equipas de Dirigentes” que fizeram parte dos quatro cursilhos realizados neste ano Pastoral e ao sacerdotes, pelo sacrifício que fizeram, para participar nas equipas e teve uma última palavra para com o o nosso Bispo, D. João Lavrador, que presidiu a todas as Ultreias de encerramento e esteve presente em várias actividades do Movimento, sempre com palavras de estímulo e incentivo. Terminou lembrando a Ultreia Diocesana, no próximo dia nove de julho, no Monte da Senhora do Crasto, em S. Romanho do Noiva e que contará com a presença de D. João Lavrador.

Pode ver aqui fotos desta clausura.