Escrito por José Borlido

86CC Homens 1O Movimento dos Cursilhos de Cristandade, realizou de 26 a 29 de abril o 86º. Cursilho de Cristandade de Homens da Diocese de Viana do Castelo.

O encerramento do Cursilho, teve lugar no Auditório de Centro Pastoral Paulo VI, no passado dia 29 de abril, presidido pelo nosso Bispo D. João Lavrador, reunindo algumas centenas de Cursilhistas, oriundos dos vários dos vários Arciprestados da Diocese.

A Equipa Sacerdotal do Cursilho foi constituída pelo Padre Eugénio Freitas da Silva, Pároco de Pároco de Arão, Cristelo Covo, S. Pedro da Torre – Valença e São Paio de Vila Meã – Vila Nova de Cerveira que foi o Director Espiritual e Padre Fernando Gomes Loureiro, Pároco de Pároco de Âncora, Dem e Freixieiro de Soutelo – Caminha

A Equipa Leiga do cursilho foi constituída por onze Dirigentes do Movimento, sendo Reitor do Cursilho o Dirigente António Alves Araújo de Refóios do Lima – Ponte do Lima

António Araújo - Reitor do Cursilho: A Clausura iniciou-se com a intervenção do Reitor dom Cursilho, António Araújo, que depois de dar as boas vindas às centenas de Cursilhistas presentes, referiu que o cursilho correu bem e que apesar de ser a 2ª. vez como reitor, não tive dificuldade de coordenar o Cursilho, porque tive a felicidade de encontrar uma Equipa maravilhosa e contar também com o entusiasmo dos novos Cursilhistas.

Testemunhos: Como sempre acontece nas Clausuras, seguiram-se os testemunhos dos novos Cursilhistas, que deram testemunho de como viveram o Cursilho, em que foi patente a grande experiencia vivida no aprofundamento da sua fé e no testemunho dos Dirigentes, numa experiência única na proximidade a Jesus Cristo, junto do Sacrário, numa experiencia única.

Padre Loureiro -Equipa Sacerdotal: Numa breve intervenção o Padre Loureiro, afirmou: os protagonistas deste Movimento de evangelização são o Leigos, que nos mostram um paradigma de como é possível trabalhar e de como são agentes de dinamização nas Paróquias e em várias acções em toda a Igreja.

O Padre Eugénio, Director espiritual do Cursilho: O Padre Eugénio, destacou a retaguarda Orante de Intendência para o Cursilho, não só da nossa Diocese, mas de 12 dioceses de Portugal e de 18 países, com 112 mensagens recebidas de Dioceses espalhadas um pouco por todo o Mundo.

Dirigente João Martins: o Dirigente João Martins, que pela primeira vez fez parte de uma Equipa Dirigente de Cursilho de Cristandade, incumbido de falar da Equipa, referiu que estas se preparou com a realização de seis reuniões ao longo de mais de dois meses, e teve em seguida palavras de apreço para com os Sacerdotes que foram de uma simpatia e dedicação inexcedível e toda a Equipa deu o seu melhor durante a preparação e no decorrer do cursilho, destacando a amizade e o espírito de missão entre todos.

D. João Lavrador: Seguiu-se a intervenção o nosso Bispo D. João Lavrador que começou por referir: Esta experiencia que acabais de viver é para serem fermento no meio do mundo. Para levedar o fermento tem que ser ele próprio, não pode ser a massa e mesmo na massa, tem que se notara a sua presença. Todos sabemos o que o fermento faz no meio da massa.

Cristo vivo, o Cristo que chama, que vai, é preocupação, mas não é só do Movimento, numa sociedade que prescinda de Deus. A renovação da história só se dará com pessoas apaixonadas por Cristo.

S. Paulo «patrono deste Movimento diz»: já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. Ai de mim se não evangelizar! Que bom seria que nós chegasse-mos a esta estatura, temos que caminhar para ter-mos esta estatura. Para que o outro Evangelho colha Evangelho em mim, saber-mos narrar o que o Senhor fez por mim.

A Escola do MCC é muito importante, aquele que diz saber tudo, é sinal que nada sabe. Para ser-mos Igreja precisamos de formação - Igreja em saída. Ai de mim se não evangelizar! Façamos disto um Slogan: O meu viver é Cristo. Todos se foram embora e Jesus pergunta: e vós também vos quereis ir embora? Pedro responde: Senhor a quem iremos se só Tu tens *Palavras de vida eterna.

Conclusão: O encerramento «Clausura» terminou com a celebração da Eucaristia do IV Domingo da Páscoa, “Dia do Bom Pastor”, presidida por D. Anacleto e concelebrada por quatro Sacerdotes.

No fim da Eucaristia a presidente do Secretariado Diocesano dos Cursilhos de Cristandade, Conceição Ponte, em nome do Secretariado, ofereceu a D. João Lavrador, o nosso Pastor Diocesano, um ramo de flores, gesto que o nosso Bispo sensibilizado agradeceu.

De referir que estiveram presentes o Assistente Espiritual do Movimento Padre Manuel José Torres Lima e a Presidente do Secretariado Conceição Ponte, que em dado momento se dirigiu aos presentes para agradecer a presença de todos, em grande número, presença que referiu, é sempre importante para os novos cursilhistas e também para incentivar os mais velhos a perseverar.

Veja aqui fotos desta clausura.