Escrito por José Borlido

2022 84HDepois de um interregno de dois anos, devido à pandemia, realizou-se nos dias 23 a 26 de março, no Centro Paulo VI em Darque o 84º. Cursilho de cristandade de homens da Diocese de Viana do Castelo.

A sessão de encerramento «Ultreia» teve lugar no Auditório de Centro Pastoral Paulo VI em Darque, no dia 26 de março, sendo presidida pelo nosso Bispo D. João Lavrador, reunindo algumas centenas de Cursilhistas, oriundos dos vários dos vários Arciprestados da Diocese.

A Equipa Leiga do cursilho foi constituída por dez Dirigentes do MCC, sendo Reitor do Cursilho, o Dirigente, Avelino Pereira de Abreu da Meadela; tendo a restante equipa vindo das Paróquias de: Meadela, Carreço, Outeiro, Refóios, Alvarães e Valença. Os 6 novos Cursilhistas vieram do Arciprestado de Valença – Cristelo Covo e do Arciprestado de Viana do Castelo; Paróquias de: Castelo do Neiva, Carreço, Perre, Subportela e Santa Marta de Portuzelo.

A Equipa Sacerdotal foi constituída pelo Director Espiritual, Padre Eugénio Freitas da Silva, Pároco de Cristelo Covo, Arão, S. Pedro da Torre e Vila Meã, e pelo Padre; José Álvaro Aguiar Correia de Sá, Pároco de Freixo, Gaifar, Sandiães, Calvelo e Vilar das Almas.

Nos seus testemunhos, os novos Cursilhistas fizeram eco da sua forte vivência Espiritual e testemunhal, do seu encontro com íntimo Cristo no Sacrário e do quanto o cursilho vai mudar as suas vidas daqui para diante, na família, na Igreja e na sociedade em geral.

No momento próprio o reitor do Cursilho. Avelino Abreu, falou da sua longevidade no serviço dos Cursilhos, considerando que o seu cursilho foi a melhor coisa que lhe aconteceu na vida. Neste momento preocupa-me não o que já fiz mas aquilo que ainda não fiz e deveria fazer e a terminar fez questão de lembrar o Dirigente e reitor, Manuel Pena de Monção recentemente falecido com 92 anos e deixou também uma saudação especial ao Dirigente e reitor António Eça de Monção, manifestando o desejo de o ver de novo a coordenar um Cursilho.

O Director Espiritual padre Eugénio, começou por referir que, a preparação da Equipa teve início á dois anos e que foi constituída uma verdadeira equipa no espírito de participação, união e missão, em tempo Sinodal, depois deu conhecimento das inúmeras mensagens recebidas das Dioceses de Portugal, incluindo Viana do Castelo e de vários países do mundo.

Por fim usou da Palavra o nosso Bispo D. João Lavrador começando por referir ter feito o seu Cursilho de Cristandade em 1970 e ter trabalhado em vários cursilhos. O meu reconhecimento a todos os Movimentos da Igreja Diocesana, particularmente a este Movimento.

E o nosso Bispo continuou: Numa primeira palavra quero dizer-vos que fico muito contente por se ter realizado este cursilho, depois da pandemia, pois é muito importante recomeçar. Vai haver muito trabalho de campo no meio da estiagem; vamos ao trabalho! É preciso abanar, reconstruir os Centros de Ultreia, reconstruir escolas, refrescar. Quero congratular-me pelo esforço que fizeste para realizar este cursilho. Rezemos para que o mais rápido possível esta tremenda guerra termine na Ucrânia.

Numa segunda palavra, afirmar que os cursilhos são um grande motor da Igreja e o grande segredo é o nosso amor á Eucaristia. No interior de cada um de nós e na comunidade, no encontro com Cristo é que nós alimentamos esta paixão. Todo aquele que é apaixonado por Cristo rompe todos os obstáculos. O encontro com Jesus Cristo é sempre experiência em comunidade.

A minha última Palavra: é para vos convidar á missão, a sermos anunciadores do Evangelho; Tornar presente Deus. A grande questão do mundo é a ausência de Deus, é não reconhecer Deus.

O encerramento «Clausura» terminou com a celebração da Eucaristia do IV Domingo da Quaresma, presidida por D. João Lavrador e concelebrada pelo Monsenhor Manuel José Vilar, e pelos Padres; Eugénio Freitas da Silva, Manuel José Torres Lima e Nuno Moreira Santos.

Veja aqui as fotos deste evento.