Escrito por José Borlido

81cc homens 2O Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, presidiu no dia 26 de janeiro à Clausura de encerramento do 81º. Cursilho de Cristandade de homens da Diocese de Viana do Castelo, no Centro Paulo VI em Darque, perante um auditório repleto de Cursilhistas, oriundos dos vários Arciprestados da Diocese.

O Cursilho realizou-se nas instalações do Centro Paulo VI, entre 23 a 26 de janeiro e teve a participação de 12 novos Cursilhistas dos Arciprestados de: Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira.

A Equipa Sacerdotal, foi composta pelo Director Espiritual, Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar, Padre Nuno Maria Martins dos Reis Santos e Padre Bruno Manuel Gonçalves Barbosa.

Foi Reitor do Cursilho, o Dirigente Avelino Pereira, que coordenou uma Equipa constituída por 12 Dirigentes do MCC dos Arciprestados de: Viana do Castelo, Monção e Valença.

A Clausura de encerramento que como atrás foi referido foi presidida pelo nosso Bispo D. Anacleto, decorreu num clima de muito entusiasmo e alegria, face aos testemunhos dos novos Cursilhistas, na conclusão de uma forte vivência Espiritual e testemunhal, que deixaram em todos os presentes a certeza da sua alegria no encontro intimo com Jesus Cristo, vivida ao longo dos intensos três dias de Cursilho e cujos testemunhos dos novos tiveram expressões como: Como S. Paulo no fim deste Cursilho posso dizer: Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. Vim ao Cursilho com uma grande carga e agora vou completamente aliviado e feliz, porque me reconciliei com Deus neste Cursilho de Cristandade.

O Bispo Diocesano D. Anacleto, fazendo eco de uma manifestação de apreço, proferida por um dirigente do Cursilho para com a Equipa sacerdotal do Cursilho, referiu: A maior alegria que me podem dar é dizer bem dos Padres e lembrou que um dos dias deste Cursilho foi o dia 25 de janeiro, dia em que se celebra a “Conversão de S. Paulo”, patrono do Cursilhos de Cristandade e único santo em que celebramos a sua conversão.

A Clausura terminou com a celebração da Eucaristia de domingo, presidida por D. Anacleto e concelebrada por mais 6 sacerdotes: Na homília D. Anacleto começou por se referir às palavras que foram proferidas pelo Cursilhista mais jovem (36 anos) atrás referidas, que mais lhe tocaram ao dizer: «agora já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim»; E sé é Cristo que vive em mim! o que é que Ele fez em mim; vincou o Bispo Diocesano.

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu «palavras do Evangelho de domingo»: O que temos que fazer é abrir os olhos e ver os outros, como o jovem novo Cursilhista. A riqueza deste corpo está no vendo os outros, ver naquilo em que os podemos ajudar e referiu-se á atitude egoísta de muitos cristãos nas Eucaristias, dizendo: eu vou lá e venho na mesma; é necessário questionarmo-nos o que é que eu vou dar e receber, porque na Eucaristia todos damos e recebemos. O que vou dar.

É uma característica deste movimento transformar os ambientes pelo meu comportamento e testemunho: Que cada um se sinta membro de Cristo, porque Cristo vive em mim: A terminar a homilia o reteve do Evangelho da Eucaristia a seguinte passagem: Hoje é o dia consagrado a nosso Senhor, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força: Cristo que se dá a nós, para depois se dar através de nós.

Veja aqui as fotografias deste evento e também aqui.