Escrito por José Borlido

75CCS2Teve lugar no passado dia 10 de junho no Centro Pastoral Paulo VI em Darque a Clausura de Encerramento do 75º. Cursilho de Senhoras da nossa Diocese, tendo realizado o seu Cursilho 14 senhoras.

As novas Cursilhistas são provenientes dos Arciprestados de Arcos de Valdevez, Monção, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo. A Equipa Leiga foi composta por 9 Dirigentes, sendo Reitora a Dirigente Isabel Pereira da freguesia de Vila de Punhe.

 A Equipa Sacerdotal foi constituída pelo Padre André Filipe Costa Gonçalves, Diretor Espiritual do Cursilho, Padre Daniel Jorge da Silva Rodrigues e Padre Joel Gomes de Brito

O Cursilho realizou-se entre os dias 07 e 10 de Junho e teve início pelas 19,00 horas dia 10 com a chamada das novas Cursilhistas, Equipa Leiga e Sacerdotal, no hall de entrada do Centro Pastoral Paulo VI, com a presença de muitos familiares das novas Cursilhistas e das (os) Cursilhistas mais antigos, que aplaudiram todas as novas Cursilhistas, Dirigentes e Sacerdotes deste Cursilho.

A Clausura de encerramento iniciou-se pelas 21,00 horas do dia 10 no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI, que estava repleto de Cursilhistas, que saudaram as novas Cursilhistas, acabadas de viver uma forte experiencia de Jesus Cristo, que é sempre geradora de uma nova vivência de vida, movida pelos ensinamentos recebidos e pela mensagem do Evangelho, complementada pelos testemunhos recebidos nos três dias de Cursilho, que muito as ajudará a contribuir para a renovação dos seus ambientes de Espírito Cristão, a começar pela família, Paróquia, no local de trabalho e sociedade em geral, fieis ao lema do Movimento de “fermentar os ambientes de Espírito Evangélico”.

Em todas as novas Cursilhistas, Equipa Leiga e Sacerdotal, era patente a alegria, fruto dos três dias de Cursilho, vividos, em perfeita comunhão de Igreja e comunhão de irmãos, que gerou uma forte e indestrutível amizade como foi realçado pelos testemunhos das novas Cursilhistas, que garantiram vai permanecer no para o resto de suas vidas a que nós os Cursilhistas chamamos de o 4º. Dia.

Nos seus testemunhos, todas as novas Cursilhistas salientaram a riqueza do maravilhoso encontro íntimo com Cristo, que atingiu o seu epílogo nas visitas ao Sacrário, referida por todas como tendo sido uma experiência única e com momentos de grande emoção; é uma sensação inexplicável com Cristo ali tão perto de nós; ali abrimos o nosso coração a Deus e colocamos todas as nossas preocupações e anseios.

Usando da palavra o Bispo Diocesano Dom Anacleto Oliveira, em breves palavras referindo-se aos testemunhos proferidos pelas novas Cursilhistas, salientou o facto de todas elas, embora se referissem a tudo quanto viveram nestes três dias, como uma forte experiencia de Deus para as suas vidas, salientaram como momento mais emocionante e único nas suas vidas as visitas ao Sacrário, justamente pela proximidade de Deus que sentiram aquando das visitas ao Sacrário durante o Cursilho e ainda o facto de referirem terem-se tornado verdadeiras amigas para a vida.

A celebração da Eucaristia de encerramento foi presidida por Dom Anacleto Oliveira e concelebrada por cinco Sacerdotes.

 Tendo como base as leituras da Missa e o Cântico “Sonho Encantado” dum amor que não vence… e me torna feliz… feliz eternamente…”que foi entoado com entusiasmo no início da Clausura pelas novas Cursilhistas e por toda a assistência, Dom Anacleto Oliveira referiu:

 O amor do Pai é aquele que não larga mesmo que o desprezem; O Senhor é um Deus clemente e compassivo e cheio de misericórdia. Foi este amor encantado e encantador que vós recebestes neste Cursilho; Conservai esse amor de Nosso Senhor Jesus Cristo em vossos corações por todo o 4º. Dia das vossas vidas, ou seja por toda a vossa vida.

Alguns dados estatísticos do Cursilho:

Proveniência das novas Cursilhistas por Arciprestados:

Arcos de Valdevez: 3

Monção: 2

Ponte de Lima: 2

Valença: 1

Viana do Castelo:6

IDADES

Cursilhista mais nova: 23 anos

Cursilhista mais idosa: 75 anos

Média de idades: 59 anos

Veja aqui e aqui as fotografias deste evento.