Escrito por José Borlido

2025 11 17   2. dr. paulo ferreira 3Realizou-se no dia 17 de novembro pelas 21h15 no Centro Paulo VI, a 2ª. sessão de Escola do MCC, em que foi palestrantre o Dr. Paulo Ferreira, que apresentou o tema: Porque razão come o vosso Mestre com Publicanos e Pecadores?” (Mt 9,11) – Mateus, o Evangelista do Ano.

O palestrante começou por ler a passagem do Evangelho de Lucas que relata que Jesus viu um homem chamado Mateus sentado no posto de cobrança e disse-lhe: «segue-me» e ele levantou-se e seguiu Jesus – encontrando-se Jesus á mesa em sua casa, numerosos cobradores de impostos e outros pecadores vieram sentar-se com Ele e seus discipolos; os Fariseus vendo isto, diziam aos discípolos “Porque é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?” Jesus ouviu-os e respondeu-lhes: «não são os que têm saúde que percisam de médico, mas os doentes: Ide aprender o que significa: Prefiro misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»

Quém é Mateus questionou o palestrante?: Apóstolo e Evangelista, cobrador de impostos, pecador. Mateus, cobrador de impostos, era alguém que para o povo de Isrrael era um excluído, sendo do povo, não estava no povo, estava fora da comunidade, tinha poder, mas era um poder sem poder,

Refrindo-se á conversão de Mateus, referiu a passagem em que Mateus olhava para a luz, mas não para a luz que vem da janela, mas daquele que vem desafiar, será que sou eu chamado por Jesus?; Mateus inquieta-se e sente que é chamado.

A genealogia de Mateus – Na geneologia de Mateus entram quatro mulheres de Mateus: Tamar Raad, Rute e Urias, considerando que Mateus terá escolhido estas quatro mulheres por serem pecadoras, mas nenhuma é incriminada pelos seus atos, pelo que poderá ser pelo facto de serem estrangeiras que Mateus as coloca na sua Genealogia.

Mateus refere-se a Jesus dizendo: Este é verdadeiramente o Emanuel “Deus connosco” , Mateus escreve para o povo de Isrrael; Jesus dá a conhecer ao mundo o Deus único e o paralelismo com grande figuras do antigo testamento, Jesus é descendente de Abraão , o Deus conosc: Mateus coloca os Magos como sendo os primeiros anunciadores do nascimento de Jesus, figura de david «o grande Rei» Mateus recorre muito ao tema monte, muito ligado á vida de Jesus.

Como refere o Evangelho, Mateus viu um homem Mateus, Jesu vê o homem, e vai ao encontro doa Fariseus, vai ao encontro do outro, vem ter connosco, não fica á espera, é Ele que nos interpela.Jesus diz a Mateus, sentado no posto de cobrança, segue-me! e ele levantou-se e segiu Jesus.

E o Dr. Paulo Ferreira terminou referindo: Ter sede de Deus é não estarmos satisfeitos de Deus, é estar-mos disponíveis e procurar Deus.

Fotos desta Escola.