Escrito por José Borlido

2024 10 28   escola padre renato costa 5Realizou-se no passado dia 28 de outubro pelas 21h15, a 1ª. Sessão de Escola do MCC do Ano Pastoral 2024/2025, em que foi palestrante o Padre Renato Costa, que apresentou o tem “Ensina-nos a Rezar” Lc. 11.1 – Preparação para o Jubileu 2025.

O Padre Renato Costa, começou por citar o documento do Papa Francisco “Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança – Ensina-nos a Rezar Lc. 11.1 - Viver o Ano da Oração em preparação para o Jubileu 2025, referindo que o documento “ensina-nos a rezar” ajuda-nos a refletir sobre a nossa fé no contexto do nosso tempo e a renovar o Espírito de Oração. O palestrante referiu-se resumidamente aos 10 capítulos do documento do Papa Francisco, que é uma reflexão sobre a nossa fé, no contexto do nosso tempo, dos quais damos breve resumo: Sobre o 1º. Capítulo, destacou: onde há Oração há comunhão e que a fé é para ser vivida no âmbito da comunidade. A oração deve ser para o cristão o respiro da vida espiritual, capaz de nunca ser interrompida, «nem mesmo enquanto dormimos» e sem a qual faltaria aquele ato vital que nos mete em relação com o Pai.

O 2º. Capítulo - “Ensina-nos a Rezar do Evangelho de S. Lucas Lc11.1” - dá-nos a dimensão própria de cada pessoa, de seguir-mos a pessoas que é Jesus Cristo. O pedido dos Discípulos é algo indicado pelo Mestre.

No 3º. Capítulo é destacado a Oração como louvor e acção de graças e o dever de rezar pela salvação de todos; a Oração na comunidade Paroquial, a preparação e aprofundamento do verdadeiro sentido da Eucaristia, que devemos preparar, numa breve preparação individual, preparando o Mistério que se vai passar na Eucaristia. A Eucaristia opera em nós uma transformação radical, aponta-nos para a Ressurreição de Cristo.

No 4º. Capitulo, é destacada a Oração em Família, onde a criança apreende as primeira palavras e aprende a seguir Jesus, a importância da Oração á mesa antes e depois das refeições e a Oração no início e no fim do dia.

O 5º. Capitulo, é dedicado á Oração dos jovens, ajudar os jovens a rezar é leva-los a seguir Jesus. A juventude é um momento de transição importante. Como para outros aspetos da vida, também para o percurso de fé, num determinado momento chega-se a questionar práticas aprendidas na infância, em busca de uma forma mais pessoal e íntima de dirigir-se ao Senhor Jesus.

6ª. Capitulo – Retirou-se para rezar: - Jesus retirou-Se para rezar, um diálogo pessoal com o Pai, no silencia do coração “ Retiro Espiritual sobre a Oração” – onde estiverem dois ou três aí estarei Eu. A Oração do pai-nosso, o nosso modelo de toda a Oração, o pai-nosso é a síntese de todo o Evangelho, é o foco do amor que Jesus veio trazer á terra – buscai o Reino de Deus e a Sua justiça e o resto virá por acréscimo. Jesus ensina-nos a rezar para não cairmos em tentação.

7º. Capítulo: A Catequese sobre a Oração, como fase privilegiada para o ensinamento á Oração. No 8º. Capítulo é destacado a Oração nos mosteiros de clausura, que nos alerta de que toda a Igreja tem uma missão contemplativa, em Oração a Deus.

9ª. Capítulo – este Capítulo é dedicado à Oração nos Santuários, o Peregrino chegar ao Santuário e ter condições e forças para a sua caminhada, com Deus como companhia.

Capítulo 10º último. A ORAÇÃO DOS FIÉIS PARA O JUBILEU 2025 – Neste Capítulo o palestrante, citando o Papa Francisco, referiu que: no contexto do Ano de Oração, é destacada a formação e o compromisso de Oração dos cristãos, em que a Oração se torna ainda mais num ato de autêntica comunhão, entre o indivíduo e Deus, e entre todos os membros da Igreja.

Veja aqui fotos desta Escola.