Escrito por José Borlido

2024 05 13   8. escola p. paulo alves 2O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade, realizou no Centro Paulo VI, no passado dia 13 de maio às 21,15h mais uma sessão de Escola; No dia em que Fátima se realizava a Peregrinação Aniversariante de maio, a Virgem Maria Mãe de Deus e nossa Mãe, foi o centro da 8ª. Sessão de Escola, em que o Padre Paulo José Norberto Alves, foi o palestrante e nos apresentou o tema: Com Maria, caminhar para a comunhão com a Igreja”.

Perante uma vasta e interessada assistência, oriunda dos vários Arciprestados da Diocese, o Padre Paulo Alves começou por centrar Maria como caminho para Cristo, referindo: Maria é atalho que conduz a Jesus Cristo. É um atalho que simboliza homens e mulheres no caminho da Luz; Triplo encontro pessoal com uma pequena comunidade e com Cristo. A Maria é devida um lugar de destaque na Igreja, mas também nos Cursos de Cristandade; para os Cursistas, Maria não se traduz num mero anexo, antes de mais o lugar de Maria, oferece um maior projecto de testemunho de Cristo.

O Palestrante falou-nos de como o culto a Maria se iniciou «de um modo mais profundo» a partir do Concílio Vaticano II, Constituição Dogmática Lumen Gentium, sobre a Igreja, em que o Papa Paulo VI refere ser Maria verdadeiramente Mãe dos membros de Cristo, porque cooperou com o Seu amor para que na Igreja nascessem os fiéis, membros daquela cabeça, que é o seu filho Jesus.” Maria Aponta-nos o Pai Deus, mas não substitui Deus. Maria está em permanente comunhão com Jesus e em comunhão permanente com a Igreja. Comunhão com Cristo e testemunho como Mulher Orante, perfeita porque é modelo de homem e mulher Orante.

O Palestrante falou-nos da solidão em que vivem muitos cristãos e questionou em forma de pergunta a fazer a cada um de nós: Será que eu peço a presença do Senhor para estar comigo, para me acompanhar na minha vida? Maria esteve sempre presente; lá estava no início da Igreja, Orando com a Igreja Nascente com os Apóstolos, Maria Ora, A Oração de Maria foi um constante Sacrário de Deus, Ela está sempre presente; No Evangelho, Maria parece desaparecer, mas aparece nos momentos cruciais, Ela indica sempre o caminho de Jesus. Fazei tudo o que Ela vos disser! Ela é a intercessora, mas quem realiza é Seu filho Jesus.

A Igreja tem de oferecer Jesus, para levar os homens a seguir Jesus Cristo. Tudo acaba no coração de Maria, a Mãe que conserva tudo em Seus coração. O coração de Maria foi um constante Sacrário de Deus. Maria no momento corajoso do Seu sim, leva-nos às mães corajosas dos nossos dias. Mulher eis aí o Teu Filho! Não conhecemos a resposta de Maria, mas Ela estava lá. Maria aparece no momento crucial, onde os amigos de Jesus fogem por medo, mas Maria está ali, porque uma Mãe não abandona o seu filho; estava ali no momento mais triste, mais cruel, mas estava ali com o Seu Filho Jesus, estava ali porque é corajosa. O nosso lugar é também estar junto daqueles que precisam de nós.

Maria está presente no primeiro dia da Igreja, que nasce no Pentecoste; nós somos convidados a estar com Maria e através Dela, estar com Jesus; ser-mos apóstolos com Maria, querendo escrever o futuro, porque ser-mos Missionários é também ter-mos prestativas de futuro querer escrever o futuro, a palavra de ordem com Maria é levanta-te! Em Fátima o Papa Francisco Diz-nos: “Temos Mãe”.

Maria ocupa um lugar privilegiado nos Cristãos porque é Mãe de Jesus, Mãe de Deus e nossa Mãe. Maria é Bem-aventurada, sobretudo porque foi discípula, Ela quer que a amemos, mas sobretudo que amemos o Seu Filho Jesus. Maria a Cheia de Graça! Bendita és Tu entre todas as Mulheres e bendito é o fruto do teu ventre; Jesus. O silêncio da escola de Maria; Maria houve todas as nossas Orações; Maria é Discípula e Missionária, está sempre presente, está sempre connosco porque é nossa Mãe.

O Padre Paulo Alves terminou a sua palestra em forma de Oração! Obrigado Senhor por Maria por estar sempre comigo; Obrigado Maria por estares comigo!

José Borlido

Fotos deste evento