D. João Lavrador, presidiu no passado dia 09 de outubro às 21,15h no Centro Paulo VI, à sessão de abertura da Escola do MCC «Movimento dos Cursilhos de Cristandade», que contou com a presença do director da escola, Monsenhor Manuel José Vilar, Assistente Diocesano, Padre Manuel José Torres Lima, presidente do Secretariado Conceição Ponte e demais membros do Secretariado e muitos Cursilhistas, vindos dos vários Arciprestados da Diocese.
A Sessão teve início com a celebração da Eucaristia presidida por D. João Lavrador e concelebrada pelo Monsenhor Manuel José Vilar, Padre Torres Lima.
Finda a Eucaristia o Padre Torres Lima, apresentou o cada um dos temas da Escola e os seus Palestrantes, para o novo Ano Pastoral 2023/2024, cujo tema é: “EM IGREJA FAZEMOS CAMINHO” , que como referiu o Padre Torres Lima, se enquadra no início da caminhada da nossa Diocese, rumo ao Jubileu em 2027 e cuja primeira sessão terá lugar no próximo dia 30 de outubro ás 21,15horas, no Centro Paulo VI, em que será palestrante o nosso Bispo que apresentará o tema: “Comunhão, Participação, Missão, para caminhar em Igreja”.
A presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, usou da palavra para lembrar as próximas actividades do MCC e a necessidade de se fazer Pré-Cursilho com vista á realização dos cursilhos programados para o Ano Pastoral 2023/2024 e lembrou o dia de Espiritualidade que terá lugar no dia 17 de dezembro, que será animado pelo Padre Lameira, Assistente Nacional do MCC, justificou o facto de este “Ano Pastoral” continuarmos a ter apenas um tema de escola por mês, iniciado no reinício da escola no pós pandemia, fez um apelo á participação na Escola do MCC, que é aberta a todos os Diocesanos, cursilhistas ou não e que no ano Pastoral agora findo, todas as sessões foram muito participadas.
A finalizar usou da palavra D. João Lavrador para lembrar e convidar todos os cursilhistas para as palestras que vão ocorrer no dia 18, de novembro, 01 e 02 de dezembro, em que teremos palestrantes ligados ao Sínodo que está a decorrer.
Este Ano Pastoral será um ano de preparação para os 3 anos de preparação para o Jubileu da nossa Diocese, em 2027. Estou certo que estas palestras nos vão apontar caminhos de renovação da Igreja. O nosso Bispo terminou com a afirmação: é necessário colocar o Mistério de Cristo no contexto da história, numa Igreja de todos e para todos.
Veja aqui fotos da abertura da Escola.