Realizou-se no passado dia 17 de outubro pelas 21,30 horas, no Centro Paroquial de Sandiães, a Ultreia Regional para os Arciprestados de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, que contou com a presença do Padre Manuel José Torres Lima, assistente Espiritual Diocesano do MCC, Padre José Álvaro Aguiar Correia de Sá, pároco de Gaifar, S. Julião de Freixo, Sandiães, Calvelo e Vilar das Almas, Padre José Manuel Almeida Sousa; Pároco de Queijada, Ribeira e Fornelos, Conceição Ponte, Presidente do Secretariado Diocesano, vários elementos do Secretariado Diocesano e muitos cursilhistas, vindos dos vários Arciprestados.
Foi Reitora da Ultreia, Adelaide Gonçalves da Paróquia de Sandiães, o Rolho da Ultreia foi proclamado por Flávio Gonçalves da Paróquia de Sandiães e o Rolho Místico esteve a cargo do Padre, José Álvaro Aguiar Correia de Sá.
A Ultreia iniciou-se com a leitura do Evangelho, a que se seguiu as reuniões dos vários grupos de reflexão, seguia da Ultreia (Assembleia).
Rolho da Ultreia - Seguiu-se a proclamação do Rolho, “Uma Igreja em Saída” apresentado pelo Flávio Gonçalves, centrado na realização do Sínodo a decorrer em Roma, tendo começado por explicar a origem da palavra Sínodo, cuja origem vem da palavra grega sýnodos, que quer dizer “caminhar juntos”, ou seja, fazer determinado caminho em conjunto, com um mesmo objectivo e uma mesma meta.
O Rolhista deu-nos em seguida uma panorâmica de como começou este Sindo e quais as etapas que se lhe seguiram e cujo Sínodo está prestes a terminar em Roma, referindo: Tudo começou com a interrogação sobre um tema decisivo para a vida e missão da Igreja “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”.
Para atingir estes objetivos, e provavelmente, como todos se lembram disso, foi feita uma consulta geral ao povo de Deus e esta foi uma das novidades do sínodo, que teve por objectivo ouvir, como disse o Papa Francisco nas JMJ, “todos, todos, todos”. (Depois passou por arciprestados e Dioceses…).
E terminar o Rolhista referiu: Da mesma maneira que começou este sínodo, recolocando a pergunta feita a todos nós. A interrogação fundamental que orientou esta consulta do Povo de Deus foi a seguinte: “Anunciando o Evangelho, uma Igreja sinodal “caminha em conjunto”: como é que este “caminhar juntos” se realiza hoje na vossa Igreja particular? Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?”
Rolho Místico: O Rolho Místico esteva a cargo do Padre José Álvaro Aguiar Correia de Sá, que seguiu a mesma temática do Rolho da Ultreia e de uma Igreja em Saída como refere o Santo padre Papa Francisco, reforçando com este Sínodo a renovação da Igreja Universal, que deverá estar atenta aos sinais dos tempos, para acolher a todos e ser realmente uma Igreja de todos e para todos, todos, todos, segundo as palavras do próprio Papa Francisco, proferidas na Jornada Mundial da Juventude - Lisboa 2023.
Conclusão: A terminar, usou da palavra a presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, que agradeceu ao Centro de Ultreia de Sandiães a organização da Ultreia, aos sacerdotes presentes e a todos os Cursilhistas e lembrou a Ultreia Regional no dia 25 de outubro, no Centro Paroquial de Monção, às 21,00horas e a primeira Sessão de Escola no dia 30 de outubro às 21,30horas, em que será palestrante o nosso Bispo D. João Lavrador.