O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade realizou no passado dia 17 de dezembro de 2023, no Centro Paulo VI, entre as 9,30h e as 16,30h o “Dia de Espiritualidade”, em que foi palestrante o Padre Ricardo Nuno Carolino Lameira, da Diocese de Évora, Director Espiritual Nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade e Director Espiritual do Secretariado Diocesano dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Évora.
Em III Domingo do Avento e com o Natal de Jesus tão próximo, o Padre Ricardo Lameira, escolheu como tema para do “Dia de Espiritualidade” “Como são sublimes e ternas as lições do Presépio”, baseado nos apontamentos D. Manuel Mendes da Conceição Santos.
Numa primeira reflexão o Padre Ricardo referiu: olhemos o Presépio – Como o vemos nós? Um pobre menino reclinado sobre palhas: É Rei para salvar, ofereceu-se desde logo ao Eterno Pai para cumprir a Sua vontade, é o Verbo de Deus. Em seguida falou-nos do verdadeiro significado do presépio e do nascimento de Jesus, onde reina a pobreza; sem casa, nem berço, aí está reclinado sobre palhas, em um Presépio, num ambiente onde reina o silêncio e a solidão fria da noite.
Jesus é Rei, nasceu para servir, é Rei e é vítima; não teve lugar para nascer, nem para morar, fez-Se vítima de amor por toda a humanidade; desde a primeira hora que Jesus foi posto de lado; como dói! Jesus aceita a humilhação porque ama. Desde o seu nascimento Jesus pensou em mim.
Maria, a mais bela e a mais rica das criaturas, estática de amor e adoração, aquela donzela tão pura e tão pobre é Raínha adornada com graça, rica de santidade, inocência e amor. José em grau inferior imita estas perfeições. Ó ambiente do presépio é o teu Coração, a gruta do presépio é o teu coração, pobre, sem condições para receber ninguém. Que gestos temos nós para com os outros, que simpatia, que sorrisos, que gestos de amor e de gratidão, que saudades, que obrigado!
Na segunda reflexão, o Padre Ricardo começa por fazer um apelo a que nos comovamos, de facto no Presépio há pobreza há abandono! Aquela pobreza do menino é o nosso coração, com muita religião, mas muita pobreza e questiona! Falas com Jesus da tua vida com sinceridade? Já cumprimentastes o teu irmão? Na Igreja primeiro cumprimentamos o Senhor e á porta da Igreja cumprimentamos o irmão.
Tu és Sacrário de Deus vivo, em todos os atos onde tu +estas está Cristo, em todos os atos da tua vida, aí está Cristo, Cristo está sempre presente não fica á porta. Quando abandono o Evangelho afasto-me de Cristo, mas Ele não me abandona; O amor de Jesus não foi compreendido em Cristo; onde está Cristo na tua vida; Onde está Cristo em ti; Como revelas Cristo no teu coração? Como é que a tua vida fala e reza Cristo, como Cristo fala na tua vida?
Após a pausa para almoço, teve lugar a terceira meditação, em que o Padre Ricardo Lameira, começou por salientar a humildade de Jesus Cristo, que nos ensina a viver com sobriedade, justiça e piedade. O amor do meu próximo, a caridade para com o oprimido, a piedade para com quem sofre.
Sobre o presépio cantavam os anjos paz aos homens quando nascia o Homem de Deus; poderiam também eles cantar paz aos homens sobre a Igreja! Ensina-me Jesus no presépio, o amor de Deus, o amor por seu Pai até á imolação mais completa, a abnegação generosa da sua vontade, na vontade do Pai.
O dia de Espiritualidade encerrou com a celebração da Eucaristia do III domingo do Avento, presidida pelo Padre Ricardo Lameira e concelebrada pelo Padre Torres Lima, Assistente Espiritual Diocesano do MCC.
De registar a presença de muitos Cursilhistas, vindos dos vários Arciprestados da Diocese, Presidente do MCC Conceição Ponte e demais Membros de Secretariado Diocesano.