Escrito por José Borlido

2024 10 07   abertura escola 2Teve lugar no passado dia 07 de outubro pelas 21,15 horas, no Centro Paulo VI a abertura da Escola de Formação do Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade, do Ano Pastoral 2024/2025.

A Sessão iniciou-se com a celebração de uma Eucaristia de acção de Graças, presidida por D. João Lavrador e concelebrada pelo Monsenhor Manuel Azevedo Vilar, Padre Manuel Torres Lima, Padre Paulo Norberto Alves e o Padre Daniel Jorge Rodrigues.

Na homilia do dia em que se celebrava a memória de Nossa Senhora do Rosário, D. João Lavrador, começou por se referir ao tema para o primeiro ano de preparação para o Jubileu Diocesano “Uma Igreja à maneira dos Apóstolos” na centralidade da Igreja, a partir da Ressurreição de Cristo, presença e centro da vida dos cristãos, a partir da Eucaristia, em que Cristo se torna central.

Reunidos os Apóstolos, agora a partir da Ressurreição, estão algumas mulheres e entre elas está Maria, a totalidade da Igreja em Oração. Hoje estamos num tempo em que quando não me agrada vou-me embora! Não dialogámos. Através de Nossa Senhora o projeto de Deus passa para todas as criaturas, Maria torna-se para nós modelo.

Como é que eu sou tocado pela graça de Deus? Como é o lugar que eu ocupo dentro da Comunidade e da Igreja? A comunidade tem que gerar comunhão e diversidade na união.

Finda a Eucaristia, o Padre Paulo Alves, adjunto do Assistente Espiritual, apresentou os temas e seus palestrantes para as 9 Sessões da Escola para o Ano Pastoral 2024/2025, cujo tema do Movimento para este Ano Pastoral é: “Juntos na Missão de Evangelizar” e que como referiu o Padre Manuel Torres Lima, Assistente Espiritual do Movimento, os temas tiveram em conta, o tema geral da Diocese para o primeiro ano de preparação para o Jubileu.

A Terminar a presidente do Secretariado, Conceição Ponte, agradeceu a presença de D. João Lavrador, Sacerdotes e todos os Cursilhistas e não cursilhistas, que esgotaram a capacidade da Capela Grande do Centro Paulo VI» vindos de praticamente todos os Arciprestados da Diocese, realçando o facto de estarem presente pessoas de Melgaço, Monção, Valença, Arcos de Valdevez, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Ponte de Lima, e Viana do Castelo.

A primeira sessão de escola, terá lugar no Centro Paulo VI no dia 28 de outubro e tem como palestrante o Padre Renato Costa, que apresentará o tema: “ Ensina-nos a Rezar” (Lc. 11,1) Preparação do Jubileu2025.

Todas as sessões de escola, serão no Centro Paulo VI, uma Sessão por mês á segunda-feira às 21,15horas.

Veja aqui fotos da abertura da Escola.