Escrito por José Borlido

2024 07 01   encerramento escola 1Realizou-se no passado dia 01 de julho, no Centro Paulo VI às 21,00 horas, a sessão de encerramento da Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, presidida pelo Bispo Diocesano D. João Lavrador.

 

Estiveram presentes o Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar, responsável pela Escola, Padre Manuel José Torres Lima, Assistente Espiritual do Movimento, Padre Paulo Alves a Adjunto do Assistente Espiritual e a Presidente do Secretariado da MCC, Conceição Ponte.

A sessão de encerramento teve início com a celebração de uma Eucaristia de Acção de Graças, presidida por D. João Lavrador e concelebrada pelo Monsenhor Manuel Vilar, Padre Manuel Torres Lima, Padre Paulo Alves e Padre Esteban Oscar Casquero.

Finda a Eucaristia o Secretário do Movimento, José Borlido, fez o balanço anual das actividades da escola, apresentando resumos “síntese” do essencial das mensagens transmitidas pelos palestrantes em cada um dos temas apresentadas, em cada uma das 9 sessões de escola, realizadas ao longo do ano Pastoral 2023/2024, que teve uma frequência média de 80 participantes por sessão.

Seguiu-se a intervenção da Presidente do Secretariado, Conceição Ponte, que depois de saudar o nosso Bispo e todos os presentes, referiu que esta Escola é um meio de formação, aberta a todos os Diocesanos e um dos meios de perseverança para os cursilhistas.

Informou que no próximo ano, o primeiro de três anos de preparação para o Jubileu da Diocese em 2027, os temas da Escola, que continuará a ter uma sessão por més «á segunda-feira» deverão centrar-se no tema geral para o Ano Pastoral 2024/2025, definido pela Diocese, cujo lema é: «Ser Comunidade à Maneira dos Apóstolos-Evangelizadora de Portas Abertas».

E a terminar lembrou a Ultreia Diocesana que terá lugar no dia 14 de julho no Monte da Senhora da Encarnação, em Vila Nova de Cerveira e será presidida pelo nosso Bispo D. João Lavrador.

A Terminar D. João Lavrador, teve palavras de apreço para com o trabalho Pastoral do Secretariado, realizado ao longo do Ano Pastoral 2023/2024 e relativamente á Formação, referiu que, é bom que agora todos nos centremos na mesma orientação; Não vamos retirar a identidade do Movimento, vamos refletir e dar sugestões; na prática como se operacionaliza! Reflectir-se também nas Paróquias.

D. João Lavrador anunciou que irá publicar uma Carta Pastoral, ou em forma de Mensagem, que conterá orientações e pistas para reflexão. O encerramento terminou com um convívio partilhado.

José Borlido

Fotos deste evento