O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade, realizou no passado dia 14 de julho a Ultreia Diocesana, com que encerrou as suas actividades do Ano Pastoral 2023/2024 A Ultreia 2024 realizou-se no Monte da Senhora da Encarnação em Lovelhe, Vila Nova de Cerveira e foi presidida pelo nosso Bispo D. João Lavrador.
As actividades iniciaram-se pelas 10,00horas, com o acolhimento, leitura do Evangelho e Reunião de Grupo, ás 12,00horas a Oração do Ângelus e almoço convívio.
Às 15,00horas teve inicio a Ultreia em que foi Reitora a Cursilhista Nazaré Asseiro e Rolhista a Cursilhista, Ana Cristina Gomes de Vila Nova de Cerveira, que apresentou o tema “encarnar em e com Maria como Missão”, que centrou no Rolho no exemplo de Maria, na obediência, fidelidade e amor a Deus, no Seu sim e na Sua entrega total à vontade de Deus.
Falou-nos na necessidade da renovação do nosso compromisso em viver como verdadeiros discípulos de Cristo, sendo portadores da Sua luz e amor no mundo e como Maria ser-mos evangelizadores. Maria foi ao encontro de Sua prima Isabel, também nós cristãos devemos seguir o Seu exemplo indo ao encontro dos irmãos.
O Rolho Místico esteve a cargo do Padre Renato Costa, que começou por fazer o relato da Anunciação em que o Anjo chama Maria pelo seu nome, para Deus nós não somos insignificantes, Deus tem um projecto para nós baseados no amor e o Padre Renato questionou: será que no nosso dia-a-dia, nas nossas correrias, temos tempo como Maria para escutar Deus, na normalidade do nosso dia-a-dia? Deus chama-nos a todos Evangelizar. Onde está! não fisicamente mas espiritualmente, quem sou eu! onde estou! O que somos não é só aquilo que recebemos, mas o que merecemos. Maria vive a surpresa da Sua gravidez, na alegria de ser Mãe de Jesus.
No uso da palavra o nosso Bispo D. João Lavrador, depois de saudar todos os presentes e o Secretariado, Presidente do MCC, Conceição Ponte e todo o Secretariado pelo acção Evangelizadora desenvolvida ao longo do Ano Pastoral, começou por referir:
Nós fomos amados por Deus antes da Criação, esta é a nossa verdadeira identidade, temos um contributo a dar, todos entendemos quando estamos verdadeiramente em comunhão com Cristo e já fez esta experiência de Cristo Vivo. O Senhor Chama-nos constantemente porque tem uma missão para nós, chama-nos e envia-nos. As condições para a missão é ser Igreja do Cristo vivo, que me envia e me dá força, numa Igreja á maneira dos Apóstolos. O mundo está numa lógica de poder e vai contra o ser humano nesta lógica. Gostava de vos pedir que nos dispuséssemos a basearmo-nos no Evangelho os pontos por onde devemos caminhar, ser libertador, libertar a identidade de cada pessoa.
A Ultreia terminou com a celebração da Eucaristia de domingo, presidida pelo D. João Lavrador e concelebrada por 7 Sacerdotes.
A concluir a Presidente do secretariado agradeceu a presença do D. João Lavrador e de todos os Sacerdotes e todos os Cursilhistas presentes, ao Padre Jorge Esteves e ao Centro de Ultreia de Vila Nova de Cerveira, por todo o trabalho de preparação e logística para a realização da Ultreia.
De referir a presença do Presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, a quem o Padre Jorge Esteves, agradeceu toda a colaboração que foi dada pela Autarquia em tudo quanto lhe foi solicitado.
José Borlido