O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade, realizou de 12 a 15 de junho o 85º. Cursilho de Cristandade de Senhoras, que contou com 10 novas Cursilhistas, vindas dos Arciprestados de Arcos de Valdevez, Melgaço, Valença.
A Clausura de encerramento, teve lugar no Auditório do Centro Paulo VI, no dia 15 de junho pelas 21,00hora e foi presidida pelo Bispo Diocesano D. João Lavrador, onde se reuniram, num espírito de alegria e partilha, algumas centenas de Cursilhistas, oriundos dos vários Arciprestados da Diocese, estando presente a Presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, Assistente Diocesano do MCC, Padre Torres Lima, adjunto Padre Paulo Alves e todo o Secretariado Diocesano.
A Equipa Sacerdotal, foi constituída pelo Padre Arcélio José Pereira de Sousa, que foi o Director Espiritual, Padre Jorge Miguel Gonçalves Esteves e Padre Moisés Duarte Correia.
A Equipa Reitora foi constituída por 11 Senhoras Dirigentes do MCC, sendo Reitora do Cursilho, Isabel Pereira de Vila de Punhe.
A Reitora do Cursilho deu início á Clausura, saudando todos os presentes e aqueles que no Secretariado trabalham para que tudo corra normalmente e agradeceu á retaguarda Orante e á Equipa sacerdotal e Leiga pelo apoio generoso e a sua entrega.
Nos seus testemunhos as novas Cursilhistas referiram ter sido uma experiencia única e maravilhosa, o compromisso de levar Cristo ao longo da caminhada que agora começa. Director Espiritual do Cursilho, Padre Arcélio, falou das mensagens de Oração, recebidas para este Cursilho, da nossa Diocese, das Dioceses de Portugal e um pouco de todo o mundo. Deixou palavras de gratidão ao Padre Jorge Esteves e Padre Moisés Correia, que com ele constituíram a equipa sacerdotal e afirmou que esta paragem também a eles faz bem.
Como habitualmente a Clausura de encerramento terminou com a celebração da Eucaristia vespertina do XI Domingo do tempo comum que foi presidida por D. João Lavrador e concelebrada por 7 Sacerdotes. Na homilia D. João Lavrador, começou por saudar todos os presentes, as novas Cursilhistas, a Equipa Sacerdotal e Equipa Leiga, a Reitora do Cursilho e a Presidente do Secretariado. Reflectindo sobre as Leituras de domingo e tendo em conta a circunstância de se estar a realizar o encerramento do cursilho, D. João começou por referir que só crescemos no encontro em Deus, integrados na comunidade; falou da confiança do que Deus faz, que nos é transmitido pelas leituras deste domingo.
Olhamos para as Igrejas vazias! Isso é o nosso olhar, não é o olhar de Deus e é o que a comunicação social vê. Temos que ter em conta o sentido de renovação que nos fala Isaías na 1ª. Leitura desta Eucaristia; há um ramo que eu vou retirar e colocar no ponto mais alto do monte! Sentido de confiança e de esperança!
Nós como comunidade devemos ser um farol a projectar Jesus Cristo no meio do mundo; nós não somos descartáveis de Deus, que através do Seu Espírito que faz crescer o Reino. A esperança não está no mediatismo, está em Deus, na unidade, a mim pertence-me a pequena semente na humildade.
A finalizar a Presidente Conceição Ponte, tratando-se do último Cursilho do Ano Pastoral 2023/2024, usou da palavra para agradecer a todos, que com o seu empenhamento contribuíram para a realização dos 4 cursilhos neste Ano Pastoral, tendo palavras de especial agradecimento para os Sacerdotes que colaboram com o Movimento e deixou um especial agradecimento ao nosso Bispo D. João Lavrador, pelo seu apoio e pela sua presença amiga nos momentos principais do movimento.
José Borlido