Escrito por José Borlido

2021 12 05 Dia de Espiritualidade 1O nosso Bispo D. João Evangelista Lavrador, participou no passado dia 05 de dezembro no “Dia de Espiritualidade” organizado pelo O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade, que teve lugar no Auditório do Centro Paulo VI, com início às 09,30h e encerrando pelas 16,00h com a celebração da Eucaristia do 2º. Domingo do Advento.

Foi palestrante o Padre Fábio de Carvalho, Capelão do Hospital de Santa Luzia e Director do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, que apresentou três palestras/reflexões, sobre o tema Espiritualidade Cristã versus – Espiritualismos ‘new age’

O Dia de espiritualidade iniciou-se com a Oração de Laudes, presidida pelo nosso Bispo D. João Lavrador, que participou nos trabalhos da manhã.

PADRE FÁBIO DE CARVALHO

O Padre Fábio de Carvalho, depois de agradecer presença do nosso bispo, que considerou ser uma Graça tê-lo connosco, depois cá estar apenas á alguns dias, começou por referir que é necessário a abertura aos outros, tomar consciência de que o mundo que exponenciamos tem muitas realidades é necessário a oscultação do diálogo e discernimento; ouvir o mundo, escutar o mundo.

Este é o mundo em que nos é dado viver e escutar a missão da Igreja de Evangelizar. Temos obrigação e o dever de transmitir estas realidades do nosso tempo; é nossa tarefa resgatar a Espiritualidade do nosso tempo e é hora de resgatar este conceito de Espiritualidade.

O Padre Fábio Carvalho, desenvolveu em seguida os quatro conceitos de espiritualidade: 1º. Etimologia e actualidade do conceito; 2º. Espiritualidade “Fast Food”; 3º. “Espiritualidade Cristã”- Encontro pessoal com o Senhor da Vida - Eucaristia, que é o tesouro da Espiritualidade – o encontro com Cristo. Falar da Espiritualidade hoje. Busca do sentido da vida; não vivo para o acaso; A Espiritualidade há-de ser esta busca de ser para si e para os outros, para Deus, aberta aos outros não fechada aos outros.

Abordou a importância da espiritualidade no conceito da saúde física e mental no meio hospitalar, num olhar abrangente sobre as pessoas, na sua globalidade. Neste sentido a espiritualidade acaba por ser uma dimensão transversal a toda a realidade da pessoa, abarcando toda a sua história, passado, presente e futuro, abrangendo todas as dimensão física, psicológica e social na medida em que a dimensão Espiritual toca no mais íntimo da pessoa humana, no seu processo de ser e agir.

D. JOÃO LAVRADOR

Na conclusão dos trabalhos da manhã de que apenas aqui deixamos apenas breves citações, usou da palavra o nosso Bispo D. João Lavrador, que considerou muito oportuno a vivência de um momento como este, referindo: estou encantado e é oportuno para um Movimento cuja finalidade é “Vertebrar Cristandade” é crucial conhecer o mundo em que vivemos. Somos confrontados todos os dias com esta realidade que exige que saibamos com o que contamos. Liturgia - Estamos num populismo crescente e fazendo bem contraiam o populismo.

O Concílio Vaticano II refere os ateísmos quando não se segue a Deus, realidade em Jesus Cristo e o nosso Bispo questionou! O que se passa à nossa volta não será culpa nossa? Jesus Cristo o Verbo Encarnado é a resposta a tudo isto. As pessoas deixaram de ter acesso neste mundo ao Rosto de Jesus. Essa é a missão da Igreja, descobrir, recuperar e mostrar o rosto de Jesus, indo busca-lo ao Evangelho - o rosto de Jesus Crucificado. E terminou referindo, que o MCC é um Movimento muito actual.

Seguiu-se uma pausa para o almoço, com a presença do nosso Bispo, tendo os trabalhos recomeçado pelas 14.15horas, com a 3ª. Reflexão e pelas 15,30horas foi celebrada a Eucaristia do 2º. Domingo do Advento, presidida pelo Padre Fábio Carvalho e concelebrada pelo Padre José Torres Lima, Assistente Diocesano do MCC.

Veja aqui as fotos deste evento.