Escrito por José Borlido

2018 12 02 00001O Movimento dos Cursilhos de Cristandade, realizou no passado dia 02 de dezembro, «I Domingo do Advento» um dia de Espiritualidade, aberto a todos os Cristãos da Diocese, que decorreu no Auditório de Centro Paulo VI; com início às 9,30horas e conclusão pelas 16,40horas, em que foi palestrante o reverendo Padre Dário Pedroso, Jesuíta e Postulador para a causa do Padre Cruz; com cerca de 75 livros publicados.

Tendo como base do dia de Espiritualidade o tempo do Advento, o Padre Dário Pedroso, começou com a narração Bíblica do Adão e Eva e dos milhões de anos em que foi anunciada a vinda do menino; certeza que veio com Maria, quando aceitou ser a Mãe de Deus. Ele veio e esteve connosco 33 anos e partiu para o Pai e disse que voltava e por isso estamos de novo à espera; porque Ele disse que virá de novo no fim dos tempos.

No Natal não comemoramos que Jesus nasceu há mais de dois mil anos, mas que Ele vai nascer no coração daqueles que estiverem preparados para Ele nascer no meu coração e se não nascer não há Natal. Só há Natal a sério se nos preparamos, fazendo um presépio dentro de cada um de nós, para O receber de coração aberto.

Baseado no seu próprio livro “que disponibilizou para aquisição” «VEM AÍ O AMOR - Advento do Natal» para a vivência Espiritual do Advento e do Natal, começou por referir: No Menino está ali todo o amor de Deus; o Divino Infante, cuja vida foi toda Amor, é o amor feito Menino, em que toda a vida foram actos de amor: um amor vivido.

É esse amor que que vai nascer neste Natal. Um amor tão grande que até quis ficar connosco na Eucaristia e no Sacrário, onde o devemos visitar: S. Francisco de Assis diz Jesus amor não é amado: o amor quer ser amor; quer ser amado.

E continuou; Vem aí o Libertador que me vem libertar do pecado. Vem aí a Luz, que vai dissipar as minhas trevas. Vem aí a Paz - aquele Menino é a Paz, mas o mundo ainda não percebeu que Cristo é a verdadeira Paz. Vem aí a vida: é um dever cuidar da vida humana, mas sobretudo da vida Divina, que nos veio com o menino no Presépio, e que nos leva a segui-Lo, louvando a vida humana.

Referindo-se em especial aos Cursilhistas presente em elevado número, o Padre Dário Pedroso disse: face à frequência de um Cursilho de Cristandade e dos meios de Formação e de Espiritualidade em que participais; sois uns burgueses do Espiritual: isso é uma graça, mas também uma responsabilidade maior neste advento, em estarmos atentos ao nosso próximo: vivendo o Advento para celebrar o Natal de Jesus.

Depois de desenvolver cada um dos temas atrás referidos, concluiu: É preciso “queridos irmãos” que nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, se note em cada um de nós, que houve Natal.

Como conclusão deste dia de Espiritualidade, foi celebrada a Eucaristia do I Domingo do Advento, presidida pelo Padre Dário pedroso e concelebrada pelo Padre Torres Lima, Assistente Espiritual Diocesano dos Cursilhos de Cristandade.

Refira-se presença de Cursilhistas vindos dos vários Arciprestados da Diocese.

Veja aqui fotos deste evento.