Escrito por José Borlido

presidente mcc apresenta programa escolaTeve lugar no passado dia 19 de Outubro, pelas 21,15 horas, no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI, a sessão de abertura da Escola de Dirigentes do MCC da Diocese de Viana do Castelo.

Antes do início dos trabalhos o Bispo da Diocese D. Anacleto Oliveira, presidiu à celebração de uma Eucaristia de Ação de Graças, concelebrada pelo Reverendo Padre José Torres Lima, Assistente Espiritual do Movimento.

Finda a Celebração a presidente do Secretariado Conceição Ponte, deu início aos trabalhos, começando por saudar todos os Cursilhistas presentes a quem agradeceu a presença na abertura da escola e incentivando-os a frequentar as sessões de escola que decorrerão de acordo com o calendário distribuído.

Em seguida apresentou todos os temas e os respectivos palestrantes, que os vão apresentar em cada uma das sessões.

Chamou a atenção que a escola neste ano pastoral, seguindo as orientações da Igreja Universal e Diocesana, vai vivenciar de um modo especial o “Ano Santo da Misericórdia”, a Bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, do Papa Francisco “O rosto da Misericórdia” e a Carta Pastoral do nosso Bispo D. Anacleto Oliveira “Sede Misericordiosos”, tendo ainda duas Sessões temáticas do MCC.

Salientou a importância de todos os temas das sessões de Escola, referindo que o tema da primeira sessão, vai ser apresentado pelo nosso Bispo D. Anacleto Oliveira e que teremos duas sessões temáticas do MCC, com Dirigentes vindos de Braga e Viseu.

Informou ainda que a Escola de Formação de Dirigentes, (para os dirigentes dos Cursilhos) se vai debruçar no este Ano Pastoral, exclusivamente sobre o “Novo Ideias Fundamentais”.

Antes de terminar informou todos os presentes, que o dia de Espiritualidade que tem lugar no dia 29 de Novembro e terá como palestrante o bispo titular da Plesia e auxiliar de Braga D. Francisco José Senra Coelho, Assistente espiritual do Comité Executivo do OMCC.

A terminar, D. Anacleto em breves palavras, congratulou-se com o dinamismo da Escola de Dirigentes e saudou os temas que fazem parte do calendário para este “Ano Pastoral” e que se enquadram integralmente no Ano da Misericórdia, referindo que os Cursilhos de Cristandade têm a sua essência na vivência da Misericórdia.