Escrito por José Borlido

2023 03 13 6EscolaPJoaoBasto 1Realizou-se no passado dia 13 de março pelas 21,15horas, no Centro Pastoral Paulo VI em Darque, a 6ª. Sessão de Escola do MCC, em que foi palestrante o Padre João Eduardo Martins Basto, membro da Equipa Formadora do Seminário Diocesano, Diretor do Secretariado Diocesano da Comunicação Social e Diretor do jornal diocesano Notícias de Viana, que apresentou o tema “ Sentido e Espiritualidade da Quaresma”.

O Padre João Basto começou por referir não ser seu propósito no desenvolvimento do tema, que aponta para reflexão sobre o sentido e espiritualidade na Quaresma, apontar o que cada um deve fazer em tempo de Quaresma, referindo que a Quaresma Pascal só tem sentido se for vivida no contexto Pascal, pois de outro modo não faria sentido.

A Quaresma tem que ser uma grande travessia e vencê-la em equilíbrio. O equilíbrio biológico acontece quando estamos em sintonia com o ambiente. É preciso procurar esse equilíbrio, aproveitar o tempo da Quaresma vivendo de forma a Ressuscitar na Páscoa com Jesus Cristo. O equilíbrio biológico não é sentirmo-nos mal, é estar-mos atentos aos sinais dos tempos novos que vivemos.

Lembrou o episódio do Evangelho de S. Lucas sobre os Discípulos de Emaús, que ficaram desiludidos com a morte de Jesus e caíram em desânimo e desilusão e assim caminhavam desiludidos pelo que tinha acontecido a Jesus, aquele a quem tinham seguido,

Temos que assumir que o Senhor nos chega como um desconhecido e cuja presença incomoda. Jesus é uma pessoa incomoda e exigente e recomenda-nos que é necessário arriscar com Ele. Jesus não perguntou aos Discípulos o que aconteceu, mas o que vos aconteceu. Nesta Quaresma devemos pedir a Jesus que desbloqueie as nossas desilusões e as nossas desconfianças, e centrarmo-nos no que Jesus faz no fim do encontro no recitar a Bênção, abrindo «nesse momento» a inteligência dos Discípulos de Emaús, que o reconheceram e Lhe pediram: Fica connosco Senhor!

Devo interrogar-me nesta Quaresma e sempre, como é que eu posso viver melhor e mostrar o outro rosto da Igreja «através da minha vida».

E o palestrante questionou! Como vez a Igreja na tua região? temos presente que, em muitas comunidades é a Igreja que reúne as comunidades e em muitos casos tem as creches, os Centros de Dia, os Lares e outras estruturas Sócio-caritativas de apoio aos mais necessitados e em que o Padre é normalmente uma referência na freguesia.

E a concluir o Padre João Basto referiu; Que nesta Quaresma passemos das feridas á Páscoa, a olhar para as coisas com outra realidade.

Seguiu-se um período de perguntas e respostas entre a assembleia presente e o palestrante.

Refira-se que esta Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade «Escola de Formação» é aberta a todos os Cristãos da nossa Diocese.

Pode ver aqui as fotos deste evento.