Escrito por José Borlido

202302135EscolaDJoaoLavrador 1Realizou-se no passado dia 13 de fevereiro, às 21.15horas, a 5ª. Sessão de Escola do MCC, no Centro Paulo VI, que teve como palestrante o nosso Bispo Diocesano D. João Lavrador, que apresentou o tema “Caminhada Sinodal – A Missão do Leigo na Igreja a partir da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de S. João Paulo II.

D. João Lavrador começou por referir que é necessário estar continuamente a estudar, tendo como base desse estudo o Concílio Vaticano II, para uma participação activa e consciente de todos os Baptizados na vida da Igreja, numa perspectiva de Comunhão, Participação e Missão, como nos aponta o Capitulo IV da Lúmen Gentiun sobre a missão do Leigos na Igreja e no mundo.

E o nosso bispo continuou: Vós os Leigos sois parte integrante da Igreja “Apostolado do Leigos” e citando a Exultação Apostólica “Gaudium et Spes” referiu: É necessário estarem atentos aos sinais dos tempos, estando no meio do mundo: temos que recuperar a Exortação Apostólica Evangelli Nuntiandi de Paulo VI, que é a Carta Magna da Evangelização. Estamos na Igreja porque somos portadores da Boa Notícia de Jesus Cristo para o mundo

O papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelli Gaudium “Alegria do Evangelho” que é um documento muito importante, refere na perspectiva de uma comunidade de discípulos do Evangelho; a criatividade que brota do Evangelho é uma criatividade do amor.

Cursilhos de Cristandade: A característica dos Cursilhos de cristandade é a Nova Evangelização, no regresso às origens das primeiras comunidades de cristãos, que enfrentavam dificuldades que estamos a viver hoje. É necessária uma intensa experiência espiritual capaz de descobrir a beleza do amor do encontro com Cristo.

Recordou as palavras de S. João Paulo II aquando da Ultreia Mundial realizada em Roma no ano 2000 ao referir: a Igreja reconhece a solicitude do homem; só em Cristo o ser humano encontra verdadeira razão da sua existência. Aos Cursilhos de Cristandade, deve-se a revitalização de muitas estruturas eclesiais - o Movimento acompanha o ritmo do tempo, não pode estar parado no tempo, a Igreja é uma missão e o Movimento penetra na pessoa, é um movimento para o mundo, movimento para o jovem, movimento ao encentro de Jesus Cristo, movimento de amor.

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade é chamado a acompanhar a renovação da Igreja Pós-concilio Vaticano II. Os Cursistas estão integrados na vida da Igreja, ao serviço da missão da Igreja, realizando a missão da Igreja no ambiente que lhe é próprio.

A missão dos Leigos: Os Leigos são chamados a fomentar de Evangelho os ambientes onde só eles estão, concorrendo para a santificação do mundo «nº. 13 Da Encíclica sobre o Apostolado dos Leigos»; a profissão dá-nos uma oportunidade ótima para evangelizar. Também a vida política oferece essa oportunidade, vós tendes todo o direito em participar na vida politica (nós não). Quanto mais Leigos houver comprometidos com Cristo nos Movimentos e no seu apostolado, mais oportunidade existe em cristianizar os ambientes.

Apostolado Associado: O apostolado deve ser associado, sozinho pode conseguir, mas ligado a uma comunidade, só assim cumprirá a sua missão no mundo em que se desenvolve o seu dia-a-dia. Evangelizações pressupõem mudança interior, o campo da evangelização é sempre a partir de cada pessoa. S. João Paulo II interroga: porquê a missão? A Igreja não pode esconder, nem guardar para si esta realidade da necessidade da missão.

Os desafios da Igreja - A Igreja tem que enfrentar hoje os novos desafios que lhe são impostos por esta hora da vida da Igreja, os tempos em que vivemos exigem uma nova dinâmica dos cristãos. Bento XVI, referia a existência de uma certa fadiga da Igreja, no momento em que se fala no inverno da Igreja, os movimentos geram uma nova realidade. S. João Paulo II referia que uma Paróquia não pode existir sem os Movimentos.

Os Sinais dos tempos: Temos que estar atentos aos sinais dos tempos como nos aponta o Concílio Vaticano II. Sem a leitura das realidades dos sinais dos tempos, interpretada á luz do Evangelho, a missão evangelizadora, não é verdadeiramente entusiasmante no amor a Jesus Cristo. Somos um povo peregrino. Caros Cursilhistas é hora de dar-mos graças a Deus.

Termino com as palavras de S. João Paulo II. É de importância capital esta nova evangelização, são precisos percursos pedagógicos e um estudo sobre a Doutrina Social da Igreja: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho”.

Veja aqui as fotos deste evento.