Escrito por José Borlido

2021 01 17 3 Escola Prof. José Belo 1
Realizou-se no passado dia 17 de janeiro, pelas 21,15horas, no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI em Darque, a 3 sessão de Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, do Ano Pastoral 2021/2022, em que foi palestrante o professor José Belo, que apresentou o tema: “OBRAS DE MISERICÓRDIA COMO CONCRETIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO”

O Prof. José Belo iniciou a apresentação do tema, referindo as cartas de D. Anacleto, em especial o tratamento do acolhimento. Referindo que Maria acolhe de maneira muito especial. No princípio temos de percorrer a História e a Bíblia para provar o bem e o mal, em que o bem se nos apresenta como abraçar alguém e o mal mais complicado, porque é pecado e morte.

 

Por outro lado o mal faz parte da nossa natureza humana. Será que o mal é o caminho para Deus? A ligação entre o mal e o bem faz algum sentido. Tudo o que Deus cria é bom. O mal entra no mundo pelo homem. Se Abraão não comesse o fruto da qual Deus lhe proibira de comer, não teria entrado a o mal no mundo. A nossa origem vem do mal, mas o seu fim é o bem. O bem é dado por Deus pela Fé, Esperança e Caridade.

Aparece aqui materialmente o bem, na solidariedade que é o comprometimento com o outro. No momento de fraqueza a Caridade é amar a Deus e amar ao próximo. A Misericórdia aparece no nosso coração, portanto a Misericórdia é alegria. A palavra esmola, tem a ver com Misericórdia, ato de ajudar, esmolar alguém. Deus disse: bem-aventurados os que dão esmola. Ninguém é tão pobre que não tenha nada que dar, pelo menos tem ao seu alcance a Oração. Quando somos «obrigados» a dar esmola? – Quando há necessidade do pobre. S. João alerta; quem se não dá «o que lhe sobeja» ao seu irmão que tem necessidade, não tem caridade.

Nesta época só podemos fazer esmola do que é realmente nosso, as coisas mal ganhas ou roubadas não podem ser esmola. A excelência da Caridade é por ela imanar da Lei de Deus.

Obras de Misericórdia Corporais: Em seguida o palestrante lembrou as Obras de Misericórdia e desenvolveu sucintamente cada uma delas: 1- Dar se comer a quem tem fome; 2 - Dar de beber a quem tem sede «ajudar «as pessoas em alimentos e bens»; 3- Vestir os nus «satisfazer as necessidades de vestuário, dar aquilo que não nos serve»; 4 - Dar pousada aos peregrinos «Nos dias de hoje os peregrinos é bem tratado, antigamente era assunto de vida ou de morte»; 5- Visitar os enfermos «A visita é uma verdadeira atenção aos enfermos e idosos. Outra Obra de Misericórdia é o auxílio prestado às famílias»; 6 - Visita aos presos «Consiste em visitar os presos e prestar-lhes não só ajuda material, mas também espiritual que lhes sirvam para modificarem como pessoas para se reabilitarem. Significa também resgatar os inocentes sequestrados. Outra área é ajudar a família; 7 - Enterrar os mortos.

Porque é importante dar sepultura digna ao corpo humano, porque o corpo humano foi alojamento do Espirito Santo. “Templo do Espirito Santo”.

Obras de Misericórdia Espirituais: 1 - Dar bons Conselhos «Um dom do Espirito Santo é o dom do Conselho» Por isso quem pretende dar um bom conselho deve em primeiro lugar estar em sintonia com Deus;2- Ensinar os ignorantes «Ensinar em qualquer matéria podendo fazer-se por escritos da palavra»;  3 - Corrigir os que erram «            Refere-se sobretudo ao pecado, ou seja corrigir o pecador. Devemos corrigir o nosso próximo com mansidão e humildade; 4 - Consolar os tristes «Um bom conselho que ajude a superar situações de dor e de tristeza» Acompanhar os nossos irmãos nos momentos mais difíceis; 5 - Perdoar as injúrias «No Pai Nosso dizemos, perdoai as nossas ofensas» Se vós perdoares aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai Celeste vos perdoará, mas se não perdoares aos homens também o vosso Pai Celeste não perdoará as vossas ofensas; 6 - Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo «A paciência diante dos defeitos alheios é uma virtude e é uma Obra de Misericórdia» No entanto há um conselho muito útil, quando suportar esses defeitos causa mais dano do que bem com muita caridade e suavidade; 7- Rezar pelos vivos e defunto «S. Paulo recomenda orar por todos sem distinção» Orar pelos governantes e por pessoas com responsabilidades, Ele quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Os defuntos que estão no Purgatório dependem das nossas orações.

O Professor José Belo terminou a apresentação do seu trabalho com o poema Quírie de Ary dos Santos.

Finda a Sessão usaram da palavra o Padre Torres Lima, Assistente Espiritual do MCC, para dar os parabéns ao palestrante e agradecer o trabalho apresentado. Também o Monsenhor Vilar, Director da escola elogiou o trabalho do orador da noite, por fim ao jeito de ressonância intervieram outros presentes para realçar o trabalho apresentado pelo Professor José Belo.

De referir que apesar da pandemia estiveram presente 50 pessoas

Veja aqui as fotos deste evento.