Escrito por José Borlido

2021 11 15 1 Escola Monsenhor Caldas 2Realizou-se no passado dia 15 de novembro, pelas 21,15horas, no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI em Darque, a primeira sessão de Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, do Ano Pastoral 2021/2022, em que foi palestrante o Monsenhor, José Fernando Caldas Esteves, Pároco “in solidum”, das Paróquias de Castelo do Neiva, Darque, Mazarefes e Vila de Punho e Director/ Assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral de Família, que abordou o tema: "Ano da “Família Amoris Laetitia” – Desafios da Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Amoris Laetitia” do Papa Francisco. 

Depois de breves palavras de boas vindas da Presidente do Secretariado Conceição Ponte e do Diretor da Escola Monsenhor Vilar apresentar o palestrante convidado, Monsenhor José Caldas, este começou por dizer da sua satisfação em estar pela segunda vez a apresentar um trabalho nesta Escola do MCC - Venho esta noite a esta sessão de Escola, procurar   descobrir o tesouro do amor nas famílias, que é um dos alicerces da sociedade, realçou a importância da apresentação deste trabalho no ano da Família, em que se completam cinco anos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia «a alegria do amor» que é uma verdadeira “carta magna das famílias, cujo encerramento decorrerá a 26 de junho de 2022, coincidindo com a Peregrinação anual ao Sagrado Coração de Jesus, em Santa Luzia. ”, mas também no ano dedicado a S. José.

Monsenhor José Caldas, realçou o papel da Escola do MCC, em que a família é um dos alicerces, em que todos os meses reúnem, refletem, rezam caminham juntos, isto é sínodo, caminhar juntos, decidir juntos. Tem que ser as próprias famílias a decidir o caminho da Igreja, o futuro da sociedade depende das famílias; referiu-se aos dois sínodos Extraordinários, que visaram descobrir os desafios da família para a Nova Evangelização, tendo o Papa Francisco, acolhido todas as propostas, publicando-as pós Sínodo. São João Paulo II e o Papa emérito Bento XVI afirmaram que a família é o pilar da Igreja; um caminho Sinodal numa Igreja em caminho.

Na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, não estão teorias, está o caminho através dos nove Capítulos das 300 páginas, há soluções para os problemas da família que só nós podemos encontrar.

Monsenhor José Caldas, focou-se em seguida, resumidamente em cada um dos nove Capítulos da Exortação Apostólica, salientando os passos mais relevantes de cada capítulo, dos quais vale a pena reter: hoje tudo tem prazo de validade – mas Deus não tem prazo de validade, o Amor não tem prazo de validade. O olhar fixo de Jesus na vocação da família – Há que evitar juízos precipitados, que não tem em conta a situação concreta das famílias, não podemos julgar, devemos acolher a todos, como nos recomenda o Papa Francisco.

A Cultura do acolhimento; O amor que se torna fecundo na família, que é sujeito e protagonista da evangelização familiar; como podemos dar atenção ás famílias se não nos encontramos, se não nos reunimos? As famílias vivem de alegrias, querem e desejam fazer Pastoral familiar, façam convívios e partilhem vivências e dificuldades.

Debruçando-se sobre o flagelo dos tempos modernos “o divórcio” Monsenhor Caldas, referiu que nas situações de conflito, o sofrimento maior vai para os filhos, daí poder-se concluir que o divórcio é sempre mau.

No que se refere à educação dos filhos acentuou que a família tem que assumir a educação dos filhos na transmissão da fé, sem esta acção na família a Catequese não atingirá os seus objetivos e não provocará na criança o desejo da frequência da Catequese «os pais devem ser os primeiros e fundamentais catequistas. É necessário redescobrir que a família é o espaço da Igreja, na Espiritualidade conjugal familiar, na certeza de que a misericórdia de Deus é gratuita; a família é Evangelho.

O Monsenhor José Caldas terminou, recomendando a leitura da Amoris Laetitia verdadeiro manancial sobre a família.

A terminar a Presidente do Secretariado Conceição Ponte, agradeceu a presença de todos nesta primeira Sessão de Escola do Ano Pastoral 2021/2022 e pediu que incentivassem outros a vir à Escola, que é aberta a todos os Diocesanos, Cursilhistas ou não e que é um excelente meio de Formação na fé como referiu o Monsenhor José Caldas.

De referir que estiveram presentes: o Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, Diretor da Escola, o Padre José Manuel Torres Lima, Assistente Espiritual do MCC, e Conceição Ponte, Presidente do Secretariado Diocesano.

Veja aqui as fotos deste evento.