Escrito por José Borlido

2021 10 18   escola de dirigentes abertura red 2O Movimento dos Cursilhos de Cristandade realizou no passado dia 18 de outubro, às 21,15horas no Auditório do Centro Paulo VI a sessão de abertura da Escola do MCC do Ano Pastoral 2021/2022, dia em que se celebrava o Evangelista S. Lucas, tendo o Secretariado Diocesano convidado o Padre Armando Dias, Pároco da Sé, para falar na abertura da Escola sobre S. Lucas, o Evangelista do Ano Pastoral que vamos iniciar brevemente.

A Sessão de abertura da Escola iniciou-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo o Padre Armando Dias, tendo como concelebrantes o Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, diretor da Escola do MCC e o Padre Manuel José Torres Lima, Assistente Espiritual do MCC.

Na homilia o Padre Armando Dias, começou por referir que estamos já viver a onda Sinodal e que com São Lucas compreendemos melhor Sínodo, cujo significado é caminhar juntos e apresentou-nos São Lucas:

São Lucas nasceu na cidade de Antioquia Síria. Possuía uma descendência nobre. Desde a sua juventude que procurou beber nas fontes da cultura, das ciências e das artes. Profissionalmente se dedicou à medicina e depois, com o olhar de Cristo impregnado na sua vida e missão, procurou levar e escrever a Palavra que salva

Lucas é um dos primeiros discípulos e colaboradores de Paulo, permanecendo fielmente na obra da Evangelização. Paulo trata-o com carinho e apreço: chama-lhe também o meu caríssimo médico (Cl 4,14) e é um dos seus melhores colaboradores (Flm 1,24).

Lucas deixou-nos duas obras: O Terceiro Evangelho e os Actos dos Apóstolos. Há uma ligação profunda entre estas duas obra, já que no prólogo dos Actos,: No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio… (Act 1,1).

Neste novo Ano que se inicia com S. Lucas poderíamos reler a obra de D. Anacleto: somos Igreja que Evangeliza, especial subsídio do Ano Pastoral 2018/2019 e a ligar ao tema do sínodo: Somos Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e missão. Na carta salienta-se: “Vê-de as minhas mãos e os meus pés”, como sinal de acolhimento, disponibilidade, serviço, comunhão, participação e missão. Pés para caminhar juntos. Salienta ainda o Testemunho de Cristo, a força do testemunho pela vivência do amor. Um amor com os acentos da formação, da celebração e da caridade. E referir a importância da energia evangelizadora da oração.

Depois o Padre Armando apresentou uma desenvolvida uma síntese com vários pontos típicos de S. Lucas:

Finda a Eucaristia, usou da palavra a Presidente do MCC, Conceição Ponte, para agradecer a presença de todos, referindo que, em tempo de recomeço do presencial e considerando que ainda existem muitos receios, não deixa de ser gratificante a presença de cerca de setenta Cursilhistas na abertura das atividades do MCC ano Pastoral 2021/2022. Informou que este ano teremos apenas uma sessão de escola por mês, dado que como, atrás referiu, ainda existem naturais receios.

Seguiu-se a apresentação do Calendário da Escola pelo Padre Torres Lima, que começou por explicar a razão do tema geral da Escola, que disse, deriva da 3ª. parte da Carta Pastoral de D. Anacleto “COM (O) JESUS, MARIA E JOSÉ – “LEVANTA-TE E VAI… - EM MISSÃO NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE”.

Apresentou cada um dos temas da Escola e seus palestrantes, cujas sessões terão início a 15 de novembro próximo e terão a sua sessão de avaliação a 06 de junho de 2022. Lembrou a riqueza dos temas que devem ser aproveitados como formação na fé e a concluir referiu ser este um Movimento de Evangelização e esta escola é um meio para o cumprimento da missão Evangelizadora do MCC, é uma escola aberta a todos os Cristão da Diocese e por isso todos podem frequentá-la.

A terminar a Presidente do MCC, Conceição Ponte, incentivou todos os presentes a mobilizar os outros para que venham e façamos jus ás palavras Bíblicas - Não podemos calar o que vimos e ouvimos; Temos que ser transmissores da palavra de Deus pelo nosso testemunho de vida - vamos reativar os nossos Centro de Ultreia que ainda não funcionam.

A Presidente informou que Dia de Espiritualidade programado para o dia 28 de novembro (1º. Domingo do Advento), passa para o dia 5 dezembro (2º. Domingo do Advento) devido á entrada solene na Diocese do novo Bispo Diocesano D. João Evangelista Lavrador, que tem lugar nesse dia 28 de novembro e terminou com o agradecimento ao Padre Armando Dias pela sua disponibilidade em vir á escola falar de São Lucas e presidir à Eucaristia.

Recorde-se que o dia de Espiritualidade tem lugar no dia 5 de dezembro, 8domingo) no Auditório do Centro Paulo VI, com início ás 9,30horas e termina pelas 16,00horas com a celebração da Eucaristia.

Veja fotos deste evento.