Escrito por José Borlido

A 8ª. Sessão de Escola do MCC, realizou-se no dia 17 de fevereiro de 2020, sendo conferencista a Presidente do Secretariado do MCC; Maria da Conceição Carvalhido da Ponte que apresentou o tema: O MCC na sua relação com os ambientes.

A Conferencista começou por fazer uma retrospetiva sobre os cursilhos de cristandade e da sua própria dificuldade em responder à mais tempo ao convite do Senhor para fazer a maravilhosa experiencia de um Cursilho de Cristandade.

Salientou que a essência dos Cursilhos é Jesus Cristo, referindo que a evolução da MCC ao longo dos tempos, acompanhou a evolução da Própria Igreja e da sociedade, salientando que o carisma do MCC é atual, não está em desuso e é reconhecido pela Igreja, através dos Papas como S. João Paulo II que numa Ultreia Europeia referiu: mantende-vos sempre fiéis ao vosso carisma.

O Papa Francisco referiu por sua vez: “exorto-vos a que ides mais além, sem proselitismo” e o Cardeal Patriarca de Lisboa referindo-se à nova Evangelização refere, que os Cursilhistas descobrem no cursilho um Cristo novo “Cristo conta contigo”; os cursilhos de cristandade podem considerar-se promissores e arautos da nova Evangelização.

A exemplo dos Discípulos de Emaús, nos cursilhos também se acende um fogo como nos é relatado nessa passagem do Evangelho.

A palestrante falou-nos em seguida dos 50 anos dos cursilhos em Portugal e das palavras dos Bispos Portugueses exaltando a ação do Movimento na Igreja e nos ambientes sociais, família e ambientes laborais.

Realçou o valor do cursilho na vida do Cursilhista e da sua integração na vida da Paróquia e da Diocese.

E questionou: como nos situamos e como nos dispomos à relação com os outros, com os ambientes e com todos? Temos que chegar ás periferias, como pediu o Papa Francisco na Ultreia Mundial. Cristo ama-os; Cristo ama-nos; sentimos que não estamos a ser capazes de chegar ás periferias; com o nosso tripé equilibrado conseguiremos chegar ás periferias, com uma vida de fé viva e não vivendo como uma parte da sociedade, vivendo como se Deus não existisse, estes não sabem que Deus os ama! Temos que ir ao seu encontro nos seus ambientes em todos os locais onde gravita a vida humana, acolhendo as pessoas com amor e alegria, tal como são e nos seus ambientes de cada dia, dizendo-lhes que Deus os ama.

O Apostolado pessoal é a base para chegar aos mais afastados e cristianizar os ambientes, numa perspetiva da necessidade de nos unirmos e trabalharmos em grupo; Jesus Cristo é sempre novidade que nunca passa.

O MCC tem muito a dar à Igreja e ao mundo. O Movimento por vezes é olhado com descrédito, porque as nossa ações e testemunho não condizem com as palavras que proferimos.

E a Presidente Conceição terminou: Temos que anunciar a melhor notícia de que Deus é o nosso lema e o nosso guia, através do nosso caminho, que Deus nos ama e é a boa notícia; Jesus Cristo é o nosso guia através do nosso caminhar, transmitindo ás pessoas o mandamento do Amor, porque o que importa é Cristo possa contar com mais um que O ama.

Pode ver aqui fotos deste evento.