Escrito por José Borlido

No dia 16 de dezembro de 2019, realizou-se a 4ª. Sessão de Escola do MCC, em que foi conferencista o Padre Fábio Carvalho, Capelão do Hospital de santa Luzia, que apresentou o tema: “Gaudium et Spes” «A Igreja e o homem de hoje»

O conferencista começou por falar sucintamente do Concílio Vaticano II realizado entre 1962 e 1965, convocado pelo Papa S. João XXIII e concluído pelo Papa Paulo VI, situando os presentes no contesto da situação mundial dessa época «em plena guerra fria» numa tensão reinante entre os poderes temporais no mundo e uma Igreja com dificuldades em dialogar com o mundo exterior, tendo abordado sucintamente os vários documentos saídos do Concílio.

O Padre Fábio Carvalho, debruçou-se em seguida, mais demoradamente sobre a “Gaudium et Spes” apresentando um resumo de como nasceu e os seus principais objetivos pretendidos:

As tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; as angústias e as esperanças; as tristezas e as angústias dos homens e das mulheres de hoje, são de todos aqueles que sofrem e sobretudo dos pobres, mas são também as alegrias e as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo.

E conferencista a dado passo referiu: A mensagem do Evangelho destina-se a todos os homens de boa vontade, pois é a pessoa humana que importa; trata-se com efeito de salvar a pessoa humana e de restaurar a sociedade humana: corpo alma, coração, consciência, inteligência e vontade.

A Igreja acredita que Jesus Cristo, morto e Ressuscitado por todos, ofereceu aos homens pelo Seus Espírito a Luz e a força para poderem corresponder à sua altíssima vocação, porque a Luz que irradia lhe vem de Cristo.

E concluiu: O desafio de hoje é a defesa da dignidade humana, que o Ano Pastoral 2019/ 2020 seja um ano de reflexão sobre a vida, na perspetiva de que: “somos Igreja que colhe a vida”