Escrito por José Borlido

2019 10 28 1EscolaDAnacletoOliveiraNo passado dia 28 de outubro pelas 21,15 horas no Centro Paulo VI, realizou-se a 1ª. Sessão de Escola do Ano Pastoral 2019-2020 o Movimento dos Cursilhos de Cristandade.

Foi palestrante o nosso Bispo D. Anacleto Oliveira, que apresentou a sua Carta Pastoral “SOMOS IGREJA QUE ACOLHE”, última do triénio 2017/ 2020, em que se comemoram os 40 anos da formação da nossa Diocese.

D. Anacleto começou por se referir aos aspetos da vivência destes três anos da Igreja Diocesana, acentuando que: somos Igreja, não somos capelinha, referindo que muitos cristãos da nossa Diocese, ainda não tem a verdadeira consciência de que somos Igreja Diocesana” a Igreja é uma Assembleia” Uma Diocese é uma Igreja particular, com o seu Pastor; Tenho que me consciencializar de que sou cristão com todas as Paróquias da Diocese, na minha relação com todos cristãos e assim formamos uma Igreja; somos Igreja.

D. Anacleto deu-nos em seguida o significado da mensagem de cada uma das suas Cartas Pastorais do triénio, em que celebramos os 40 anos da criação da Diocese; situando-se depois na última presente Carta Pastoral “SOMOS IGREJA QUE ACOLHE” começando por se debruçar sobre as bem-aventuranças, como fundamento do acolhimento cristão, referindo: O ponto de partida para a fé em Deus é a consciência das nossas fragilidades.

A fonte do acolhimento é Deus; eu sou acolhido por Deus em Jesus Cristo, que disse; Eu estarei sempre contigo.

Deus ama sempre o Seu povo e com mais intensidade aqueles que mais sofrem no dia a dia; O Pai é o nosso expoente máximo do acolhimento; eu acolho Deus em minha vida; Deus acolhe-nos porque nos ama.

Maria é a Mãe do acolhimento; A Mãe de Deus é de facto a Mãe desta Diocese; temos 295 Igrejas paroquiais, com referência a Nossa Senhora; Ela é com o seu filho a Mãe do acolhimento; é Mãe porque acolhe Deus. Maria acolhe-nos como Mãe e leva-nos a acolher á maneira de Jesus.

D. Anacleto terminou esta primeira abordagem da sua nova Carta Pastoral referindo: Esta Carta é um Diálogo entre todos os Diocesanos, começou com uma Oração e encerra com outra Oração; O Magnificat.

O nosso Bispo abordará a segunda parte da Carta Pastoral, na 3ª. Sessão de Escola do MCC, em que nos vai apresentar o Evangelista do ano, cuja sessão «foi remarcada» para o dia 2 de dezembro, devido a outras ações Pastorais a nível Diocesano.

Aqui fica um brevíssimo resumo da primeira Sessão de Escola do MCC que o nosso Bispo D. Anacleto Oliveira apresentou na escola do MCC no início da semana da Diocese e das Comemorações dos 40 anos da Diocese.

Veja aqui as fotos desta sessão de Escola.