Escrito por José Borlido

2019 11 11 2EscolaPadreJorgeBarbosaNo passado dia 11 de novembro, realizou-se no Centro Paulo VI, mais uma Sessão da escola do MCC «Movimento dos Cursilhos de Cristandade» aberta a Cursistas e não Cursistas, em que foi conferencista o Padre Dr. Jorge Barbosa, que apresentou o tema: – S. Bartolomeu dois Mártires, Pastor a cheirar “demasiado” a ovelha.

O conferencista começou por apresentar sucintamente o seu percurso no conhecimento da vida e obra de S. Bartolomeu dos Mártires e falou da sua paixão sobre o agora S. Bartolomeu dos Mártires e do seu contributo para o processo de canonização de S. Bartolomeu dos Mártires, referindo que o trabalho desta Sessão de Escola é apenas um breve e resumo sobre o conhecimento da vida e obra de Bartolomeu dos Mártires.

O conferencista deu a seguiu um breve resumo de quem era bartolomeu do Mártires desde a sua infância nascido a 3 de maio de 1514 em Lisboa a quem foi dado o nome de Bartolomeu Fernandes.; foi batizado e frequentava a Igreja de Santa Maria dos Mártires em Lisboa e era conhecido pelo menino dos olhos tortos.

Arcebispo de Braga de 1558 a 1581, exercendo o seu episcopado numa extinção geográfica enorme que incluía a hoje Diocese de Viana do Castelo, num universo de 1.400 paróquias, que visitava de quatro em quatro anos, mormente as dificuldades de deslocação desses tempos longínquos «deslocava-se de mula»

Falou da sua participação no Concilio de Trento, onde ficou conhecido como o Bracarense e na simplicidade e austeridade do seu viver e da dedicação preferencial pelos pobres, a quem dava e tudo o que possuía, vivendo com o estritamente necessário para viver.

O Padre Dr. Jorge falou-nos ainda do Livro “Estímulo dos Doutores” que Frei Luís de Sousa escreveu sobre a vida e obra de Bartolomeu dos Mártires, como orientação para o episcopado dos Bispos e que a Camara Municipal reeditou recentemente.

Falou-nos da sua Acção Pastoral na da formação “humanista, Teológica e Espiritual do Clero e do Seminário.

A formação do povo durante as suas visitas Pastorais era também uma preocupação do Arcebispo Bartolomeu dos Mártires, consubstanciado no catecismo da doutrina Cristã, que ele próprio escreveu; para formação do povo e das práticas Espirituais (os Sermões.

S. Bartolomeu dos Mártires faleceu em Viana do Castelo a 16 de julho de 1591 no Convento de S. Domingos, por ele mandado construir e onde viveu os últimos anos da sua vida.

O conferencista apresentou uma cronologia do processo de Beatificação iniciado em 1631, parando em seguida e sendo reiniciado em 1702, apresentando em detalhe todas as datas das várias fazes do processo e dos tempos mortos entre elas, que concluiu com a beatificação.

Divulgou no essencial do Decreto oficial de Canonização lido no dia 10 de novembro de 2019 em Braga pelo Cardeal Angelo Becciu; perfeito da Congregação para a causa dos Santos.

E a terminar o Padre Dr. Jorge Barbosa, justificou o título da Conferencia por ele escolhido: “Demasiado cheiro a ovelha” que se pode resumir como sendo um Pastores que exerceu o seu Episcopado verdadeiramente junto do seu rebanho.

E Terminou: Compete-nos agora elevar ao Céu as nossas Orações e sobretudo dar ao Culto e à veneração de s. Bartolomeu dos Mártires, aquela dimensão que não lhe foi dada em devido tempo, o que levou a que só agora fosse declarado Santo; quando o povo e particularmente o povo da nossa Ribeira, sempre o clamou de Santo.

Veja aqui as fotografias deste evento.