Escrito por José Borlido

2019 06 15 00002Teve lugar no passado dia 15 de junho a Clausura de encerramento do 79º. Cursilho de Cristandade de senhoras da Diocese de Viana do Castelo

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade, realizou no passado dia 09 de junho, no Centro Pastoral Paulo VI em Darque, a clausura de encerramento do 77º. Cursilho de Senhoras, o 4º. E último Cursilho do Ano Pastoral 2017/2018, da nossa Diocese.

Fizeram seu Cursilho 11 senhoras, provenientes dos Arciprestados de, Valença, Viana do Castelo, Barcelos e Pavoa de Varzim. A Equipa Leiga foi composta por 11 Dirigentes do MCC, em que foi Reitora a Dirigente Lurdes da Silva Martins Pereira dos Arcos de Valdevez.

A Equipa Sacerdotal foi constituída pelo Padre José Aventino Amorim de Freitas, Diretor Espiritual do Cursilho; Padre Manuel José Torres Lima, assistente Espiritual do MCC e Padre João Martinho Rodrigues Amorim.

O Cursilho realizou-se de 12 a 15 de Junho, com a recepção às novas Cursilhistas, com início pelas 19,00 horas dia 12 no Centro Pastoral Paulo VI, onde estiveram presente muitos Cursilhistas mais antigos, que aplaudiram as novas Cursilhistas, deste 79º. Cursilho de Cristandade de senhoras da nossa Diocese.

A Clausura de encerramento iniciou-se pelas 21,00 horas do dia 15, no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI, perante centenas de Cursilhistas, que com entusiasmo saudaram as novas Cursilhistas, Equipa Leiga e Sacerdotal, que chegavam alegres e felizes cantando cânticos do Movimento, numa demonstração do quanto havia sido entusiasmante a vivência dos três dias de Cursilho. Vividos em perfeita comunhão de Igreja e de irmãos, na descoberta de um Cristo novo, vivo no meio de nós.

Num dos testemunhos dos Cursilhistas mais velhos, uma Cursilhista dirigente do MCC, pediu uma salva de palmas para a nossa Saudosa e sempre recordada; Ana Maria Garcia «a Aninhas» tendo toda a assistência presente; de pé, dado uma estrondosa e prolongada salva de palmas.

Em breves palavras o D. Anacleto, referiu: estive atento aso vosso testemunhos e os que falaram depois de vós, em que se realça a afirmação: temos que ser fermento o meio do mundo, em todos os ambientes.

Seguiu-se a Eucaristia de encerramento, que foi presidida por D. Anacleto e concelebrada por cinco Sacerdotes

Na Homilia o nosso Bispo Diocesano, com palavras do Evangelho de domingo e em reflexo de alguns testemunhos, referiu: Gloriamo-nos nas tribulações, a tribulação produz a constância. A esperança não encarna! é nossa. Depois virá o Espírito e concluiu que se calem as palavras e falem as obras.

A terminar usou da palavra a Presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, que, dado ser o último Cursilho do Ano Pastoral, começou por agradecer ao Bispo Diocesano D. Anacleto Oliveira, a sua presença em todas as Clausuras e todo o seu apoio e carinho que, sempre tem dado a este Movimento de Igreja e agradeceu também a todos os Sacerdotes da Diocese, que generosamente se disponibilizam a trabalhar nos Cursilhos e aos que não trabalhando, nos Cursilhos, apoiam o Movimento.

Deixou também um agradecimento a todos os Dirigentes, Delegados (as) dos Centros de Ultreia Paroquiais e a todos (as) Cursilhistas que colaboram com o MCC. E concluiu: Que o Senhor a todos recompense pela vossa generosidade para com o Movimento; e terminou lembrando a Ultreia Diocesana que terá lugar no dia 14 de julho, na Senhora da Cabeça em Freixieiro de Soutelo e será presidida pelo nosso Bispo D. Anacleto Oliveira.

Pode ver aqui fotografias deste evento e também aqui.