Escrito por José Borlido

2019 06 03 00001Realizou-se no passado dia 3 de junho no Centro Paulo VI em Darque, a Sessão de encerramento da Escola de Cursilhistas do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Viana do Castelo, que foi presidida por D. Anacleto Oliveira, ladeado pelo Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar, responsável pela Escola de Cursilhistas e Formação de Dirigentes; Padre Manuel José Torres Lima, Assistente Espiritual do Movimento e a Presidente do Secretariado do MCC, Conceição Ponte.

A Sessão teve início com o balanço anual das actividades da escola, feito pelo Secretário do Movimento, José Borlido, em que foram apresentados resumos síntese das 13 sessões realizadas ao longo do ano Pastoral 2018/2019.

O trabalho em forma de balanço, pretendeu apresentar aos Cursilhistas presentes, o essencial dos trabalhos apresentados pelos vários conferencistas nas treze Sessões de Escola, que foram unanimemente considerados como verdadeiramente enriquecedores e de grande teor teológico no ano em que fomos convidados a refletir sobre o nosso papel de evangelizadores.

Seguiu-se um debate em que foram apresentadas algumas sugestões de temas a serem tratados no próximo ano Pastoral 2019/2020.

Concluído o debate, usou da palavra D. Anacleto, que começou por referir: temos que dar o salto; o eu vou porque o outro precisa de mim e não vou porque me faz bem. O tema é para despertar, mas não para ficar na gaveta. D. Anacleto anunciou em seguida o tema da sua Carta Pastoral para o próximo Anos pastoral que será «Somos Igreja que acolhe» Acolhimento numa dimensão Eclesial; Paróquia e Movimentos; acolher é ir ao encontro dos outros e acolhe-los, não esperara por ele; acolher os jovens e leva-los a ter uma prespectiva de serviço.

Uma Igreja que acolhe, que seja Mãe, como Nossa Senhora; e o nosso Bispo terminou dizendo: A Evangelização, tem de ser por atracão da nossa vida, que capta os outros para o Evangelho.

Dados estatísticos da Escola: Frequência nas treze sessões de escola: 934 presenças; média por sessão 67 presenças; sessão com mais presenças: 86; sessão com menos presenças: 56; Aumento de frequência do anos anterior: + 20%.

Veja aqui fotos deste evento.