Escrito por José Borlido

2019 05 20 00001A 13ª. Sessão de Escola teve lugar no dia 20 de maio, no Centro Paulo VI, e foi palestrante a Presidente do Secretariado, Conceição Ponte, que apresentou o tema: “Cristo conta contigo! E eu com a Sua Graça”.

A palestrante começou por interrogar os presentes dizendo: Cristo conta contigo; Porquê! E para quê? e deu-nos a resposta. Cristo Conta connosco para Evangelizar, ou seja para educar na fé, nas várias dimensões da pessoa humana; e prosseguiu:

A Evangelização e o acolhimento são duas tarefas muito importante para a Igreja de hoje: S. Paulo diz-nos; Não tenho que me vangloriar se anúncio o Evangelho; Ai de mim se não Evangelizar!

Essa é a finalidade da Igreja, extensão do Reino de Deus na terra, com vista á conversão total em Cristo.

Sim Cristo Conta contigo “ faz-te ao largo” para que os outros possam experimentar a mesma alegria que nós Cursilhistas tivemos na conclusão do nosso Cursilho; quando o nosso Bispo nos disse João; Maria; Cristo conta contigo e nós respondemos com convixão: E eu com a Sua graça.

Perguntemo-nos se Cristo tem contado connosco? Ou se temos sido Cristãos de pantufas, acomodados e inativos.

Vivemos num mundo de Cristo, em que a Igreja vive uma das maiores crises da sua história. Temos que passar a ser uma Igreja de saída, como nos diz o Papa Francisco.

O Evangelho é para todos e tem que ser anunciado a todas as criaturas, apresentando o amor de Cristo a todos os homens.

Este mundo é o meu metro quadrado onde vivo, onde tenho que Evangelizar, com o meu testemunho de amor a um Cristo que me ama em cada irmão.

Somos chamados com a nossa vida a testemunhar Cristo em todos os ambiente e actividades do mundo que nos rodeia e que temos mo dever de cristianizar. Deus ama-te Deus veio ao mundo por ti, para ti. Deus é cominho, verdade e vida.

A estratégia é converter o homem para converter o mundo, começando por nós e por quem nos rodeia.

O campo de acção do Cursilhista, são os ambientes; todos os ambientes onde Deus nos colocou.

Temos que ser Apóstolos no mundo. Apóstolos militantes da nova Evangelização, missionários numa luta constante contra o mal.

Luta de uma vida, por isso deve ser realista e conhecer bem os campos a que é chamado a Evangelizar.

A Palestrante repassou depois o tripé da vida do Cursilhista e da sua importância para preservarmos na fé e sermos de facto Evangelizadores no metro quadrado em que nos movemos; e terminou dizendo:

É hora de por a mão no arado: Apesar das nossas fragilidades Deus, quis precisar de nós para evangelizar e conta connosco, como nós contamos com a sua graça.

Pode ver aqui as fotos desta sessão de Escola.