Escrito por José Borlido

2019 04 01 00001A 11ª. Sessão de Escola teve lugar no dia 1 de abril, no Centro Paulo VI, teve como palestrante o Sr. Padre Vasco Gonçalves, que apresentou o tema: “Evangelizar – Alegria do Encontro com Cristo”.

O Padre Vasco Gonçalves começou por referir que temos como referência do Evangelizar o Concílio Vaticano II, pois todo o Concílio é pastoral; toda a Igreja é chamada a levar Cristo aos outros; uma Igreja que tem que sair para o mundo.

Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura e fazei Discípulos. A missão do Evangelizador é levar as pessoas a sentir a presença de Deus nas suas vidas – ser-mos instrumentos de deus que já está nas pessoas.

Evangelizar pela força do testemunho, sermos “fermento Evangelizador”, com a força das nossas vidas.

A Evangelii Gaudium do papa Francisco trata a “nova Evangelização” nas suas várias formas de comunicar Deus aos outros, na alegria do encontro com Jesus Cristo. Toda a Evangelização é levar o homem ao encontro com Jesus.

Kerygma: Criar empatia e pela empatia levar os outros a quererem conhecer Cristo. A Evangelização é uma proposta. O caminho não é o Proselitismo. O caminho é o testemunho, o entusiasmo de Jesus que leve os outros à vivência do Cristianismo.

Muitas vezes falta-nos a alegria do encontro com Cristo que nos impele a testemunhar o amor de Cristo que entusiasma outro para Cristo. A Igreja existe para o Evangelho.

O Palestrante deu em seguida uma panorâmica sobre as várias fazes da catequese, incluindo a catequese familiar com o envolvimento das famílias, fazendo um caminho conjunto com a catequese dos filhos. E terminou enumerando alguns dos novos desafios que se colocam para a catequese, com a preocupação pelas crianças, jovens e adultos; chegando a todas as fachas etárias; uma catequese geracional: catequese centrada na alegria do encontro com Cristo.

Veja aqui fotos desta sessão de Escola.