Escrito por José Borlido

2019 02 18   8escola d. anacletoNo passado dia 18 de fevereiro, no Centro Paulo VI, realizou-se mais uma Sessão de Escola do MCC «Movimento dos Cursilhos de Cristandade» em que foi palestrante o Bispo Diocesano D. Anacleto Oliveira, que apresentou o tema “O Evangelista do ano «S. Lucas» ”.

No início da Sessão, D. Anacleto Oliveira, apresentou o 1º. Volume da nova tradução da Bíblia, de cuja equipa coordenadora foi Presidente e cujo prefácio é por si assinado e que suscitou grande curiosidade por parte dos presentes na Sessão.

Nas palavras do nosso Bispo, este 1º. Volume, é ainda publicado a título experimental, com o objectivo de recolher sugestões para uma versão final. Segundo D. Anacleto os Países de língua Lusófona, seguem a mesma tradução que os Portugueses, referindo ainda que na presente tradução estiveram a trabalhar à volta de 34 Biblistas.

Trata-se de uma nova tradução dos quatro Evangelhos e dos Salmos, que pretende dotar a nova Bíblia com uma linguagem mais atual e sempre fiel á tradução dos documentos originais; nos quais toda a tradução é naturalmente baseada.

Apresentando o Evangelista do ano, S. Lucas, “tema da Sessão de Escola”, D. Anacleto sintetizou o fundamental dos capítulos 2, 4, 5, 13, 19 e 24, começando por se referir ao Capítulo 1: Eis que vos deixo uma Boa Nova; “nasceu-vos hoje na cidade de David, um Salvador que é Cristo Senhor” e desenvolveu o nascimento de Cristo Salvador, que não nasceu num palácio, mas envolto em panos numa manjedoura. Hoje «finalmente» nasceu-vos um Salvador – Jesus Cristo.

Sobre o Capítulo 4, D. Anacleto desenvolveu a sua reflexão sobre a passagem: Hoje aos vossos ouvidos cumpriu-se esta escritura, afirmando que na Bíblia o que é lido torna-se atual.

No Capítulo 5º. Falou-nos acerca da descrição da cura do paralítico: “Hoje vimos coisas incríveis”, continuando com a passagem do Evangelho de S. Lucas, em que a palavra hoje se torna fundamental e atualiza a mensagem no hoje da nossa vida. do Capitulo 7 destacou: Jesus diz a Zaqueu: “Hoje é necessário que Eu fique em tua casa «hoje a salvação veio a esta casa»”; uma vês que também ele é filho de Abraão; pois o Filho do homem veio para salvar o que estava perdido: O amor profundo é que converte.

D. Anacleto refletiu ainda sobre várias passagens do Evangelho de S. Lucas como as palavras de Jesus, na Cruz, para o bom ladrão: “Hoje estarás comigo no paraíso”: e a passagem sobre os Discípulos a caminho de Emaús; e como Jesus se deu a conhecer aos Discípulos

D. Anacleto terminou a sua reflexão «da qual apresentamos este breve resumo» reafirmando que na Bíblia o acontecimento torna-se presente hoje, «O hoje da Salvação»; Ao ler o Evangelho; Deus está a falar-me.

Veja aqui fotos desta sessão de Escola.