Escrito por José Borlido

2018 11 26   3escola p. gonalo valeRealizou-se no dia 26 de novembro de 2018, no Centro Paulo VI, a 3ª. Sessão da Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, em que foi palestrante o Padre Gonçalo do Vale, que apresentou o tema “S. Teotónio, Modelo de Evangelização”.

O Padre Gonçalo do Vale, começou por falar da imagem de S. Teotónio da autoria do Escultor José Rodrigues, (que apresentou) esculpida em 2005 e que está em Ganfei onde nasceu S. Teotónio e a quem o povo daquela Paróquia chama de: “ o santo velhinho”

Falou das Jornadas Tetonianas que decorrem em Monção, por iniciativa do hoje Bispo D. Antoninho; informou que o dia 2 de fevereiro data da morte de S. Teotónio é feriado Municipal em Monção, e que a Câmara Municipal está envolvida em iniciativas em torno de S. Teotónio, cujo Presidente liderou a comitiva que foi a Roma para entregar uma imagem de S. Teotónio ao Papa Francisco.

S. Teotónio foi concelheiro de D. Afonso Henriques; nasceu em 1082 em Ganfei e faleceu em 1162, com 80 anos de idade. A sua primeira viagem à palestina ocorreu no ano 1112.

O Palestrante fez uma biografia «cronológica» da vida e obra de S. Teotónio, relacionando-o com a fundação da nacionalidade com D. Afonso Henriques, que foi no 1º. Rei de Portugal, reconhecido em 1179 pelo Papa Alexandre, já depois da morte de S. Teotónio.

S. Teotónio lembra as jornadas dos sacerdotes que viveriam comunitariamente «comunidades inter-paroquiais para sacerdotes».

S. Teotónio foi um homem de coragem de princípios e convicções fortes, o que o levou a criticar D. Afonso Henriques pelo modo como estava a tratar os prisioneiros «irmãos na fé» numas batalhas que D. Afonso havia ganho e o palestrante terminou lembrando que S. Teotónio é o 2º. Padroeiro da nossa Diocese .

Veja aqui fotos deste evento.