Escrito por José Borlido

2019 01 07 00002Realizou-se no passado dia 08 de janeiro, pelas 21,15horas, no Centro Pastoral Paulo VI em Darque, mais uma sessão de Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, em que foi palestrante o reverendo Padre; Renato Oliveira, Director do Jornal Notícias de Viana; membro da Equipa Formadora do Seminário Diocesano; Professor do Colégio do Minho, membro dos Secretariados de Comunicação Social e Autor do livro “Os milagres como Evangelho – Sentido teológico dos milagres de Jesus”.

Tendo como tema da Sessão: “A Celebração e Vivência dos Sacramentos/Evangelização” Padre Renato começou por referir que a doutrina Cristã se materializa no conceito; “Evangelização e Sacramentos”, desenvolvendo detalhadamente essa relação, considerando que, para compreender o Evangelho nas mutações da sociedade atual, é necessário ir às fundações, aos “Fundamentos do Evangelho”, - Evangelho que significa anúncio da boa notícia que é Jesus Cristo:

E vincou: No início do ser Cristão está o encontro pessoal com Jesus Cristo; anunciar o Evangelho é anunciar a pessoa de Jesus Cristo; Os Sacramentos apelam aos nossos sentidos, indo para além daquilo que os nossos sentidos podem captar.

Hoje vivemos um tempo em que a concepção tecnicista do mundo, consiste em contestar a concepção dos Sacramentos, com atrás foi referida.

São os Sacramentos que sempre nos oferecem o Evangelho ao vivo, porque foram instituídos pelo próprio Jesus Cristo, que não só está presente neles, mas que continua a falar-nos pelos Sacramentos.

Como destinatários dos Sacramentos temos que nos convencer do seu valor e devemos celebrar os Sacramentos, pois só assim os podemos levar ao mundo, sendo anunciadores do Evangelho. Mas em primeiro lugar é necessário ter presente que eu sou destinatário do Evangelho e estou consciente da centralidade dos Sacramentos, pois só assim serei Evangelizador.

O essencial foi-nos deixado por Jesus Cristo, não temos que inventar nada, o que não impede, mas antes recomenda, que nos mantenhamos informados e atentos ao que nos é dado conhecer em cada dia; mas recorrendo sempre ao que nos transmite o Evangelho de Jesus Cristo. As formas de diálogo podem ser diversas, sobretudo com os jovens, mas sempre com o Evangelho presente.

As pessoas afastam-se cada vez mais da frequência dos Sacramentos, isso é transversal a todas as gerações; mas são os jovens os que mais se afastam da prática dos Sacramentos, sendo no entanto generosos em colaborar em muitas situações para que são solicitados, mas a prática dos Sacramentos não é frequentada!

Aproveitemos a crise, que não é só das nossas Paróquias e Diocese, mas que é transversal a toda a Igreja e para valorizarmos o que é positivo, para os ajudar a crescer no amor a Jesus Cristo.

Não temos soluções mágicas mas é necessário uma nova postura para um acolhimento que cative pelo amor a Jesus Cristo. Saibamos aproveitar as oportunidades, não para criticar, mas para acolher, nunca deixando de lançar a semente; tendo no entanto presente que quem semeia é Cristo.

Aqui fica um pequeno resumo de um trabalho rico de mensagem e ensinamentos que nos foi transmitido pelo Padre; Renato Oliveira.

Pode ver aqui fotografias desta sessão de Escola.